Vantagens de usar o freio motor

Para conservar as condições da nossa frota e ainda economizar com combustível, é muito importante que conheçamos todos os recursos disponíveis em nossos equipamentos.

Sabemos que apesar da mecânica de automóveis não se tratar de um assunto simples. Existem medidas relativamente fáceis de serem aplicadas e que podem a curto e longo prazo, diminuírem os custos da empresa com manutenção e combustível.

Hoje, vamos abordar a utilização do freio motor e explicar como este recurso, se utilizado da forma correta, pode trazer grandes benefícios para a sua empresa.

 

ECONOMIA DE COMBUSTÍVEL

Poucos motoristas conhecem que a utilização do freio motor pode reduzir o consumo de combustível do veículo.

Na verdade, muitos deles acreditam que o consumo até aumente, pois ao utilizá-lo, o motor começa a trabalhar em rotações mais elevadas o que dá a impressão de que mais combustível está sendo utilizado.

O que poucos sabem é que ao usar o freio motor o pedal do acelerador deixa de ser acionado, e é exatamente este pedal que quando pressionado injeta o combustível no motor.

É assim que essa conta fecha. Sem acelerador, menor consumo de combustível. O giro mais alto do motor que percebemos neste momento deve-se a inércia das engrenagens e não a injeção de mais combustível.

 

ECONOMIA DO SISTEMA DE FREIO

Esse aqui fica até fácil descobrir porque acontece. Se o motorista está usando o artifício do freio motor, principalmente em descidas, a carga que será colocada sobre o sistema comum de freio será mais leve, fazendo com que este fique preservado por mais tempo.

Ao usar o freio motor a frenagem do veículo e distribuída por esses dois sistemas fazendo com que as pastilhas de freio durem mais tempo.

 

ESTE RECURSO NÃO TRAZ PREJUÍZOS AO SEU EQUIPAMENTO OU A QUALQUER COMPONENTE

Neste item, falamos mais uma vez o que a falta do conhecimento correto sobre a mecânica de veículos pode trazer de prejuízo para o seu negócio.

Muitos motoristas evitam ou simplesmente não utilizam esse recurso por afirmar que ele desgasta mais rapidamente outros componentes do veículo como o próprio motor, embreagem ou outros sistemas.

A verdade é que este recurso faz parte da engenharia dos veículos e foi feito para esta função, logo sua utilização é esperada pelas montadoras.

Se analisarmos bem, ainda pode ser visto como um item extra de segurança, pois em qual dos dois casos é mais fácil ocorrer um acidente em virtude de um desgaste de peças? Em um sistema de freio combinado entre dois componentes diferentes do veículo ou se toda a carga de frenagem do veículo estiver sobre um único sistema?

 

UTILIZE-O DA MANEIRA CORRETA

No tópico acima, falamos da falta de conhecimento de alguns motoristas e frotistas, que inclusive consideram a utilização do freio motor como algo prejudicial ao equipamento.

Esta “lenda urbana” não está de todo errada, mas isso somente acontece em casos de pessoas que não a utilizam de forma correta.

Como qualquer equipamento que existe, se o usuário não souber a melhor maneira de utilizá-lo, ele terá problemas.

Por isso, saber o momento certo de fazer a redução das marchas, ter a noção da real velocidade do veículo e respeitar a rotação do motor são essenciais para que esta técnica funcione.

Portanto, não faça alterações bruscas de marcha. Vá fazendo a redução lentamente, respeitando o número de giros para cada uma delas.

Cada veículo tem o seu momento certo para fazer esta troca, mas podemos considerar de maneira geral, que a troca deve ser realizada quando o ponteiro do conta-giros está um pouco abaixo da faixa vermelha.

Esta seria uma faixa de segurança para manter os componentes do veículo livres de sobrecarga.

Quando o assunto é economia e melhor utilização de recursos, toda empresa deve estar atenta as ferramentas que pode utilizar para aumentar sua lucratividade.

O freio motor é um ótimo recurso e de fácil aprendizagem de utilização e certamente deve ser visto com bons olhos por quem trabalha com grandes frotas.

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