Transformação digital nas frotas de veículos: A frota inteligente.

Nunca falamos tanto sobre o digital e a tecnologia. Ela, sem dúvida, modificou a vida de todas as pessoas, e com as empresas não foi diferente.

Algumas inovações já estão impactando fortemente as empresas e esse movimento continuará se expandindo pelos próximos anos. Os veículos conectados são uma evidência de mudança e têm potencial para melhorar muito a gestão de frotas das empresas.

O que é uma frota inteligente?

Uma frota inteligente se caracteriza pelo uso de soluções tecnológicas que ajudam a otimizar a utilização de equipamentos e veículos da empresa. A tecnologia é utilizada para aumentar a competitividade da empresa, reduzindo custos operacionais ou potenciais e aumentando a sua eficiência e gestão.

Dessa forma todas as informações de logística e expedição podem ser integradas de forma digital, auxiliando assim na redução de erros e no aumento da produtividade.

A gestão inteligente permite o rastreio de produtos, pessoas e veículos, fornecendo à empresa informações importantes para tomar melhores decisões.

Benefícios da gestão de frotas inteligente.

Os benefícios são diversos. Podemos citar aqui os principais e que causam os maiores impactos no dia-a-dia das empresas.

Redução de perdas:

Como aplicar a tecnologia para tornar sua frota mais inteligente?

  • Acompanhamento e análise do perfil de direção do motorista: com o rastreio e monitoramento dos veículos é possível identificar um perfil de direção de cada motorista. Informações como velocidade média, aceleração, hábitos de direção podem ser aliadas a um treinamento eficiente para garantir a segurança dos condutores e dos veículos, além da prevenção de associação de má conduta ao nome da empresa.
  • Controle de rotas: quando não há controle sobre a rota dos seus motoristas muitos quilômetros podem ser rodados a mais, sem necessidade. Com isso os custos com combustível e o gasto com manutenção são maiores. A gestão inteligente utiliza recursos de planejamento de rota que garantem a segurança e a economia em todas as viagens.
  • Controle de combustível: os custos com combustível costumam ser os mais impactantes em uma empresa que possui frota de veículos. Muitas vezes ainda ocorrem fraudes ou desperdícios que prejudicam ainda mais o orçamento. Mas utilizando soluções de controle de combustível é possível monitorar e reduzir esses custos sensivelmente, gerando uma economia de até 10% em um único mês.
  • Controle de custos operacionais: a gestão de uma frota de veículos exige conhecimento e controle de diversos aspectos e, por isso, muitas vezes alguns dados podem passar despercebidos. Algumas informações estratégicas são fundamentais para planejar e gerenciar os custos operacionais, tomando melhores decisões. Utilizar a tecnologia para ajudar na gestão é fundamental para garantir os melhores resultados.
  • Acompanhar as manutenções: esse costuma ser o segundo maior custo de uma frota de veículos, e o mais complicado é que, sem controle, a necessidade de manutenção nos veículos pode acontecer a qualquer momento, sem aviso. Porém, hoje já existem soluções que ajudam a monitorar o funcionamento dos veículos, ajudando a prever necessidades de manutenção, evitando assim imprevistos e, muitas vezes, o custo também.
  • Evitar roubo de veículos e cargas: conectar o veículo e a carga à internet permite que o gestor monitore a posição de ambos facilmente pelo computador e recebe um aviso no momento exato na violação da carga ou do roubo do veículo, informando a localização.

Como criar uma política inteligente de frota de veículos?

  1. Conheça sua frota

Conhecer detalhes da sua frota é essencial e para isso deve-se utilizar um banco de dados com os modelos de cada veículo, ano de fabricação, data de aquisição e até mesmo histórico de revisões e consertos.

  1. Estabeleça uma política clara

A política de frotas é semelhante a um manual de uso dos veículos. As diretrizes precisam ser claras e específicas para evitar interpretações equivocadas. É importante tratar de todas as orientações de uso como quem pode usar os veículos, quais práticas de direção devem ser observadas, casos de desvios de rotas tolerados, dicas de direção defensiva, etc.

Não se esqueça de atualizar constantemente a política de frotas com feedback dos condutores e com as informações coletadas.

  1. Envolva os motoristas

O maior foco da política de frotas deve ser o motorista. Treinamentos também devem ser realizados para esclarecer todos os pontos elencados. Eles precisam compreender o funcionamento da logística para cumprir com as demandas da melhor maneira possível.

  1. Use a tecnologia a ser favor

Os recursos disponíveis e os avanços tecnológicos vieram para ajudar e devem ser utilizados para essa finalidade. Elas permitem o melhor controle dos recursos e a utilização correta dos equipamentos, reduzindo custos e riscos de segurança.

Agora você já sabe o que é e como ter uma política de frotas inteligente. Aproveite os benefícios que o mundo digital e a tecnologia podem proporcionar e aumente a competitividade da sua empresa. Conheça as soluções da DX tech para ajudar a sua empresa nisso!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

dezesseis + 2 =

Menu