Tecnologias para caminhões: saiba o que há de mais moderno para sua frota.

Tecnologia trouxe diversos recursos importantes para o setor de transporte de cargas, que proporcionam facilidades e otimizações, minimizando os erros e promovendo mais segurança, tanto para os motoristas quanto para as cargas.

Aproveitar esses recursos é importante para aumentar a produtividade da empresa e também gerar dados mais confiáveis que ajudam a direcionar melhor os investimentos e os próximos passos a serem seguidos.

Conheça o que tem de mais moderno em tecnologias para caminhão e saiba como manter sua frota sempre atualizada.  

As principais tecnologias para caminhão

Algumas tecnologias já são bastante acessíveis para as empresas de transporte de carga e logística, garantindo a otimização do transporte de cargas e promovendo redução de custos e aumento do controle da empresa. Entre as existentes, destacam-se:

·         Direção autônoma

A direção autônoma só é possível pois a condução é feita por sensores, câmeras e radares, facilitando o transporte de carga e possibilitando que o condutor repouse com segurança sem exceder seu turno de trabalho.

O sistema autônomo é responsável por realizar a checagem completa ao redor do caminhão, identificando obstáculos, sinalizações de trânsito, pedestres e informações sobre outros carros, como velocidade, direção, tamanho e posição.

Recentemente houve o lançamento do caminhão do futuro, um veículo totalmente movido por energia elétrica que possui autonomia de 800 quilômetros quando suas baterias estão totalmente carregadas.

·         Computador de bordo

O computador de bordo já está presente nos carros de passeio há algum tempo e agora está começando a ser usado nos caminhões também.

Essa tecnologia ajuda a descomplicar a inspeção de diversas informações importantes, como horímetro, relógio, quilometragem total e parcial, além de dados sobre eventuais falhas nos componentes do caminhão.

Com o uso do computador de bordo é possível fazer o diagnóstico do veículo facilmente, ajudando na hora de realizar as manutenções preventivas para caminhões.

·         Sistema de Roteirização

Encontrar a melhor rota para suas entregas pode fazer uma grande diferença nos seus resultados. Ao optar por essa tecnologia, a transportadora garante mais segurança, otimiza o tempo de entrega e os custos gerais da frota.

·         Monitoramento de frotas

Uma das vantagens que a tecnologia traz para as frotas é a possibilidade de monitorar as cargas em trânsito. A tecnologia possibilita a resolução de eventuais problemas, além de analisar falhas no sistema de transporte que podem ser resolvidas ou otimizadas.

  • Software de gerenciamento de frota

Ele é feito para simplificar e deixar o trabalho dos gestores mais prático e assertivo. Os sistemas de gerenciamento de frotas diminuem a burocracia e eliminam as operações manuais, facilitando o controle dos veículos, visto que todos os dados podem ser adicionados e armazenados no próprio software.

Com o software para transporte e logística você garante a integridade das informações e realiza o monitoramento da sua frota perto, diminuindo os custos da frota. O sistema também cria relatórios de acordo com estatísticas reais, permitindo uma gestão mais eficiente. 

  • Sistema de Controle de Líquidos

Desenvolvido para controlar de forma eficiente e precisa os abastecimentos de cada veículo que compõe a frota da sua empresa. As informações são enviadas para um sistema em nuvem, possibilitando ao gestor da empresa acesso aos dados gerados pelo equipamento.

Os equipamentos contam com um GPS (sistema de localização por satélite), que indica a localização exata dos veículos no momento em que são abastecidos, garantindo que a operação seja efetuada apenas por pessoas e veículos pré-autorizados, resultando em maior segurança e controle ao seu negócio. 

Através do sistema é possível gerar relatórios e gráficos gerenciais com informações detalhadas de consumo total e individual da frota, estatísticas, distorções e muito mais.

Leia também:

DX Control é um sistema desenvolvido para controlar, de maneira eficiente e precisa, os abastecimentos de cada veículo. Ele oferece otimização do tempo de abastecimento, garantia do abastecimento apenas por pessoas autorizadas, geração de dados confiáveis para o melhor desempenho da frota, controle preciso de estoque, interface amigável e integração com qualquer ERP.

Para saber como a sua transportadora pode crescer com o uso de um sistema de controle de líquidos, entre em contato com a DXtech.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

oito − 6 =

Menu