Roubo de combustível: descubra como proteger sua frota!

Roubo de combustível: descubra como proteger sua frota!

Empresas que possuem frotas de veículos frequentemente sofrem com um problema comum, o roubo de combustível.

Infelizmente essa é uma prática percebida em diversas localidades e em diferentes empresas, e os gestores de frotas precisam estar atentos aos aumentos de consumo de combustível para evitar um grande prejuízo.

Como os veículos podem ser utilizados para diferentes finalidades, desde o transporte de mercadorias, até a prestação de serviços ao cliente, é essencial que haja um rigoroso controle dos custos relacionados a sua utilização.

Como acontece o roubo de combustível?

Um problema mais frequente do que se imagina, o roubo de combustível acontece quando um motorista, ou outro profissional que tem acesso à frota, frauda o abastecimento no posto externo, na bomba interna da empresa caso ela tenha ou então transfere parte da gasolina, etanol ou diesel para outros recipientes durante a transferência habitual de combustível do veículo, com objetivo de utilizar para consumo próprio ou vender.

Impacto financeiro para a empresa

Os gastos com abastecimento são um dos principais custos de empresas prestadoras de serviços.

Uma pesquisa recentemente divulgada pelo SETCEPAR, Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas no Estado do Paraná, demonstrou que uma empresa de transporte pode ter prejuízos anuais de até R$11.400,00 por caminhão, ou mais ainda, dependendo da rota, apenas com ocorrências de furto de combustíveis.

Além desses, também existe o desperdício causado pela gestão ineficiente do consumo de combustível, causado por falta de planejamento de rotas, falta de manutenção dos veículos, direção indevida dos motoristas, entre muitas outras situações.

Quando o consumo de combustível atinge patamares muito elevados o problema se torna visível, e o gestor deve buscar soluções rapidamente.

Como evitar o roubo de combustível?

  • Gestão para evitar o roubo de combustível

A melhor forma de evitar e combater o roubo de combustíveis em uma frota de veículos é o monitoramento eficiente. Quando você tem o controle sobre a estimativa de consumo de cada veículo fica fácil identificar anomalias.

Quanto mais fieis forem os dados, considerando fatores importantes como marca, tipo e modelo do veículo, além de rota escolhida e a mercadoria transportada, melhores serão os resultados na prevenção e detecção de ocorrências de roubo de combustível.

  • Monitorando a conduta dos motoristas

Por ser bastante subjetivo e acontecer longe da empresa, esse acaba se tornando um fator de difícil controle. A melhor forma de agir é oferecer capacitação e um programa de conscientização e de boas práticas aos colaboradores da empresa e exigir o cumprimento das normas.

Além disso, o comportamento dos motoristas deve ser levado em consideração desde a contratação e precisa ser constantemente acompanhado.

  • Sistema de monitoramento por câmeras veiculares

Muitas empresas já contam com monitoramento por câmeras veiculares para garantir o cumprimento das normas e a melhor conduta dos motoristas.

Essa é uma forma de monitorar constantemente a ações dos motoristas e de outros profissionais que tenham acesso aos veículos. Uma câmera pode ser instalada próximo ao tanque de combustível para inibir os furtos.

  • Utilizar equipamentos de controle de abastecimento

A tecnologia pode ajudar você a monitorar melhor o abastecimento dos veículos e o consumo dos combustíveis.

O DX CONTROL foi desenvolvido para controlar, de maneira eficiente e precisa, os abastecimentos de cada veículo que compõe a frota da sua empresa. As informações geradas pelo sistema são enviadas para um sistema em nuvem, possibilitando ao gestor da empresa acesso em tempo real, aos dados gerados pelo sistema.

No ato do abastecimento é necessário para concluir a operação, a identificação do frentista e do motorista do veículo, o que ajuda a identificar no caso de furto de combustível da frota.

Através do sistema é possível gerar relatórios e gráficos gerenciais com informações detalhadas de consumo total e individual da frota, estatísticas, distorções e muito mais.

Se a sua empresa também sofre com o problema do roubo de combustíveis ou se você está buscando formas de reduzir o custo com combustíveis, entre em contato com a gente.

Nós podemos ajudar a sua empresa a lucrar ainda mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

3 − três =

Menu