
Você sabia que o condutor profissional que cometeu infrações e que tenha entre 14 a 19 pontos na carteira de habilitação, pode reciclar de maneira preventiva a sua CNH, antes de atingir os 20 pontos, quando há a suspensão da habilitação?
De acordo com o Detran Detran os profissionais que têm a carteira de habilitação e exercem atividades remuneradas que sejam habilitados exclusivamente nas categorias C (veículos de carga, como caminhões), D (veículos de transporte de passageiros, como ônibus e vans) ou E (veículo conjugado, como carreta com reboque ou trailer), podem renovar de maneira preventiva sua habilitação.
Essa reciclagem preventiva acontece da mesma forma que a reciclagem comum.
O motorista profissional deve completar as 30 horas de aula, sendo 12 horas de aulas para Legislação de Trânsito, 8 horas para Direção Defensiva, 4 horas para Noções de Primeiros Socorros e 6 horas de Relacionamento Interpessoal, e ao final do curso é necessário fazer uma prova com 30 questões.
Essas aulas são oferecidas nas unidades do Detran de cada estado e em Centros de Formação de Condutores (CFC) e podem ser realizadas em um período de 12 meses.
Devido ao grande fluxo de rodagem dos motoristas, e a possibilidade iminente de ganho de pontos na sua habilitação, é importante que o gestor de frotas fique atento também a essa nova possibilidade, para manter os motoristas em acordo com a legislação nacional.
Importante salientar também a necessidade de se realizar ações internas nas empresas sobre direção segura, e sobre a importância da segurança na condução dos veículos e mercadorias transportadas.
A DXtech tem em suas soluções um módulo que mostra a dirigibilidade do motorista, dando uma pontuação a cada condutor. Esse recurso ajuda bastante a entender a necessidade dos profissionais sobre o processo de reciclagem e os programas de conscientização.
Quer saber mais?
Entre em contato conosco!!!