Que imagem seus veículos passam sobre sua empresa?

Em um mundo extremamente competitivo é cada vez mais importante que as empresas prestem atenção à imagem da empresa que é transmitida aos seus clientes e consumidores.

Na era das redes sociais e internet, as informações ficam disponíveis para quem quiser pesquisar e qualquer conduta inadequada pode comprometer a reputação da empresa.

O que os veículos da sua empresa (que levam os mais diversos tipos de cargas e prestam serviços), transmitem sobre sua marca aos consumidores em geral?

Como está sua imagem perante seu cliente?

Também é função do gerente de frotas considerar esses aspectos.

Estratégias de gestão

É normal que haja um compromisso dos gestores de uma empresa de buscar estratégias e técnicas que reduzam os custos atrelados ao negócio.

Em se tratando do setor de operações de campo (entregas e serviços) a necessidade não muda, e realizar as atividades no melhor tempo, mantendo a segurança, é essencial para otimizar os investimentos da empresa.

Contudo, algumas vezes, com tantas preocupações sobre as questões práticas, os gestores se esquecem de observar o lado subjetivo da empresa: a imagem e a reputação.

Cada vez mais os clientes observam e pesquisam as marcas antes de comprar e buscam empresas que seguem um padrão, considerado por eles como ideal. Empresas que não se enquadram a esses quesitos determinados são excluídas e ficam a margem do mercado.

Como garantir a boa reputação da sua empresa?

Você já parou para pensar sobre o que a sua frota ou seus motoristas transmitem às pessoas? Já pensou se essa imagem é benéfica ou se prejudica a imagem da  empresa?

Alguns problemas são muito comuns e, infelizmente, podem prejudicar a imagem da sua empresa. Conhecê-los ajuda a manter a atenção e fazer as alterações necessárias rapidamente.

·         Problemas com a conduta de seus funcionários

A maioria das empresas utiliza adesivos ou pinturas na lataria dos veículos como forma de divulgar o negócio ou os produtos. Dessa forma os veículos acabam sendo propagandas ambulantes da empresa.

Quando um motorista age incorretamente, dirige de maneira imprudente, colocando outros veículos e pessoas em perigo, além da carga transportada, transmite uma imagem negativa aos possíveis futuros clientes.

Não deveria ser necessário lembrar, mas os condutores devem ser responsáveis, educados e respeitar as regras de trânsito.

Os deslizes cometidos por seus colaboradores podem jogar fora anos de trabalho árduo investidos na construção de uma boa reputação para a empresa.

·         Condições físicas do veículo

Tão importante quando a condução adequada dos motoristas são as condições físicas dos veículos que fazem o transporte de cargas ou prestam serviços.

Quando o veículo apresenta ferrugem aparente, rodas desalinhadas, equipamentos faltando, ou seja, está em péssimo estado de conservação, a imagem transmitida é a de falta de cuidado.

Essa visão negativa pode ser compartilhada em relação à gestão da empresa, pois, se os veículos que representam a empresa estão dessa forma, a gestão não deve ser eficiente.

Assim, certamente os clientes desejarão manter distância da sua empresa, imaginando que ela é descompromissada e pouco séria, prejudicando a lucratividade da empresa.

·         Condições legais do veículo

Embora sejam menos visíveis, as pendências legais também podem prejudicar a imagem da empresa.

Multas e apreensões podem causar atrasos nas entregas, onerando ainda mais as atividades e causar uma péssima imagem da sua empresa perante o governo.

Enquanto apresentar uma boa imagem pode agregar muito valor ao seu negócio, situações adversas podem prejudicar a reputação de toda uma vida de trabalho para a construção e manutenção dessa imagem.

Além de ser um ativo que deprecia ao longo do tempo, o veículo consome recursos financeiros. Porém, em contrapartida, se for bem utilizado pode gerar lucros agregando valor ao negócio. Para isso é preciso apresentar um alto nível de qualidade e boas condições técnicas.

É fundamental ter consciência desses fatores e criar ações que visam a construção e uma imagem que reflita a responsabilidade, comprometimento e segurança do serviço. Essas são as qualidades que os clientes esperam encontrar quando contratam serviços e que devem refletir em todos os recursos e veículos da empresa.

Você pode encontrar formas diferentes de reduzir custos, sem comprometer a imagem da sua empresa. Conheça as soluções em gestão de líquidos da DXtech, que garantem economia real e comprovada, resultando em maior competitividade às empresas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

dezessete − 6 =

Menu