Qual é a diferença entre monitoramento e rastreamento de frota?

Cada vez mais as empresas de transporte necessitam encontrar maneiras de ter mais controle sobre seus veículos. Seja pela segurança dos motoristas e da carga transportada, seja pela redução de custos, acompanhar de perto o funcionamento dos transportes é importante.

A tecnologia, mais uma vez, pode ajudar nesse sentido, oferecendo ferramentas de monitoramento ou rastreamento de veículos eficientes.

Ambos são processos que contribuem bastante com a melhor gestão da frota e, embora muitas pessoas vejam como concorrentes, na verdade são ferramentas complementares que podem, e devem ser utilizadas em conjunto.

Mas antes de qualquer coisa é fundamental compreender suas diferenças e as vantagens do seu uso.

 

Diferenças entre monitoramento e rastreamento de frota.

Ambos os processos ajudam na segurança da frota e na redução de custos da empresa. Porém essas práticas têm características e objetivos diferentes.

O rastreamento é um serviço que controla a posição geográfica dos veículos. Ele é realizado através da conexão GPS, que permite a determinação precisa da localização do veículo.

Esse controle consegue identificar quais veículos estão ligados, qual trajeto estão fazendo, e também o acompanhamento de paradas, horário de almoço, início e fim da jornada de trabalho, por exemplo.

Já o monitoramento oferece uma visão bem mais completa da frota. Ele permite identificar a localização dos veículos, mas também como eles estão sendo dirigidos, como acelerações e frenagens repentinas, a velocidade em que estão trafegando, como se comportam nas curvas, o uso do combustível, as paradas, entre outras análises.

Alguns tipos de monitoramento permitem ainda que seja feita a detecção do motorista, traçando um perfil de direção do condutor de acordo com o comportamento diante de cada situação. Isso facilita a detecção de mudança inesperada de condutor, se acontecer, para que o gestor possa tomar as medidas cabíveis.

Ainda existe a telemetria veicular, é que o aprofundamento da coleta de informações. Esse sistema auxilia na redução de custos e na manutenção da frota. Essa ferramenta também é muito utilizada para emissão de alertas de segurança e para a criação de rotas.

 

Vantagens de utilizar esses recursos.

O uso dos recursos de monitoramento e de rastreamento de frotas de veículos traz inúmeros benefícios.

A redução de custos é alcançada com a observação de uma série de medidas diferentes. Maus hábitos ao volante provocam um gasto excessivo de combustível, um aumento de custo desnecessário e completamente evitável, por exemplo.

Dessa forma, o monitoramento de dados referentes à viagem mostra as práticas incorretas do condutor e permite que seja realizada a mudança necessária através de treinamentos e feedback.

Outro benefício está relacionado com a redução das infrações de trânsito, especialmente as multas por excesso de velocidade. Com o uso desses recursos é possível identificar a velocidade e a aceleração praticadas em cada veículo, e assim perceber quais condutores precisam se readequar às leis de trânsito.

A segurança é outro benefício importante proporcionado pelo monitoramento e rastreamento de veículos, já que com eles é possível localizar o veículo mais facilmente em caso de roubo, facilitando a sua recuperação e também da carga.

Mais um benefício está em oferecer melhor resposta ao cliente, otimizando os prazos de entrega e até mesmo se antecipando em caso de eventual atraso. Essa transparência na comunicação aumenta a qualidade de relacionamento com os clientes e o nível de confiança na empresa.  

Como você pode ver, os recursos de rastreamento e monitoramento de frotas trazem vários benefícios e podem ser utilizados de diversas formas, inclusive em ferramentas específicas que oferecem ainda mais recursos importantes para a gestão de frotas.

Um exemplo é o sistema de controle de líquidos da DXtech, que monitora os veículos, o tanque de combustível veicular e também os abastecimentos em viagens, garantindo que apenas pessoas credenciadas possam realizar tal procedimento.

O sistema de controle de líquidos contribui para a redução de fraudes e roubos de combustível e também para o melhor uso desse, ajudando a reduzir os custos da empresa.

Conheça as soluções exclusivas de controle de líquidos da DXtech e garanta maior economia na sua frota de veículos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

dois × 4 =

Menu