Qual a diferença do diesel S10 e S500 ?

Temos atualmente no mercado de abastecimento de veículos e máquinas alguns tipos de combustíveis, hoje vamos falar um pouco sobre o Diesel. Mas precisamente qual a diferença do Diesel S10 e S500.

O Diesel é derivado do petróleo e é o tipo de combustível mais comercializado no pais.

Ele é utilizado em veículos pesados do transporte marítimo, ferroviário, rodoviário, máquinas agrícolas, geradores de energia e alguns veículos de tração 4×4 usam diesel devido a sua boa performance e custo benéfico devido aos motores de ciclo a diesel.

  • Diesel S500

Essa modalidade de combustível é para veículos com motores ciclo Diesel, com limite de Enxofre especificado em 500 ppm. Possui de coloração vermelha, e que não recebe nenhum tipo de aditivo. Está disponível para comercialização na maior parte do país e pode ser utilizado em veículos produzidos anteriormente à 2012.

  • Diesel S10

Essa modalidade de combustível é para veículos com motores ciclo Diesel, ele tem baixo teor de Enxofre (S10: 10 ppm) sendo utilizado essencialmente em veículos produzidos após 2012, que precisam de um combustível mais puro para funcionar corretamente. Possui uma coloração incolor à amarelada e não são aditivados.

Tendo a necessidade de maior economia de combustível e manutenção nos veículos e devido a presença de enxofre e outros componentes que durante a combustão se tornam tóxicos o uso desse combustível tem influência direta no meio ambiente. Sendo assim a ANPT tem algumas regulamentações especificas que esses tipos de combustíveis precisam atender para poder ser comercializados, como o (Programa de Controle de Poluição do Ar por Veículos Automotivos – fase P-7).

Desde janeiro de 2013, o diesel S10 foi inserido para atender a essas necessidades.

Importante lembrar que não é recomendado misturar no mesmo tanque de combustível o Diesel S10 e S500. Os danos aos equipamentos ligados ao combustível e principalmente ao motor são grandes, além desse processo liberar ainda mais gases tóxicos e ser configurado como crime ambiental, passível de multa em caso de abordagem e identificação.

 

Abasteça em postos de confiança !!

Agora que você já conhece um pouco mais sobre Diesel, entre em contato com a DXtech para que possamos apresentar as ferramentar para ajudar no controle de combustível de sua empresa!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

5 + 3 =

Menu