Quais os tipos de caminhões.

O transporte de cargas por via terrestre pode ser realizado em diferentes tipos de veículos, eles podem ser classificados de acordo com seu tamanho e capacidade máxima de carga.

Essas características ajudam a definir o tipo certo de transporte para os diferentes tipos de cargas e trajetos a serem realizados.

Quando se trata do transporte rodoviário, o principal veículo utilizado para o transporte de carga é o caminhão.

É primordial respeitar as especificações de cada modelo de caminhão para se manter a segurança no trânsito, ter a segurança da mercadoria e também das vias, pois o excesso de carga além de passível de multa de trânsito também danifica mais rapidamente as estradas brasileiras (que em alguns pontos já não está em bom estado de conservação).

Lembrando que em algumas localidades do pais a restrição de alguns tipos de veículos (normalmente de grande porte) em horários específicos.

Em contrapartida, escolher um caminhão que possui mais capacidade do que o necessário pode trazer prejuízo devido ao maior custo e autonomia.

O CONTRAN (Conselho Nacional de trânsito) limita o peso máximo por eixo do caminhão, esses veículos podem levar muito peso, desde que ele esteja distribuído por vários eixos (maior número de rodas para distribuir o peso da carga transportada.

Vejamos agora alguns dos principais veículos utilizados em transporte de mercadorias:

  • Veículo urbano de carga (VUC )

O VUC é o caminhão de menor portemais apropriado para áreas urbanas. A capacidade é de 3 toneladas.

  • Toco ou caminhão semipesado

Possui dois eixos — um na parte dianteira e outro na traseira — e geralmente possui um comprimento de 14 metros. A capacidade de carga é de 6 toneladas.

  • Truck ou caminhão pesado

Truck, diferentemente do Toco, possui dois eixos duplos — um na parte dianteira e outro na traseira, este último ajudando na força do motor, a capacidade de carga e de 23 toneladas.

  • Cavalo mecânico ou caminhão extra-pesado

 É o conjunto formado pela cabine, motor e rodas de tração do caminhão com eixo simples, esse veículo pode ser engatado em carretas

  • Carreta

A carreta possui duas partes bem definidas:

O cavalo, que é onde fica localizado o motor e a cabine. Pode estar atrelado a um ou mais semirreboques;

A carroceria, que é onde a carga é acondicionada para o transporte.

Existem 3 tipos principais. Sendo que:

Carreta 2 eixos – com capacidade até 33 toneladas.

Carreta 3 eixos – com capacidade até 41,5 toneladas.

  • Bitrem ou Treminhão

É uma combinação de veículos de carga composta por um total de sete eixos, que permite o transporte de um peso bruto total de 57 toneladas. 

É muito importante que o gestor de frotas ter esse tipo de informação, para adequar as suas operações para o tipo de veículo correto e se for o caso até contratar uma transportadora específica para fazer a distribuição ou entrega do seu produto. De maneira a ter mais qualidade e economia.

Falando em economia, quer saber como economizar, ter gestão e controle do combustível usado pela sua frota de veículos.

Entre em contato com a DXtech.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

um × quatro =

Menu