Porque fazer o controle de combustível da sua frota

Reduzir custos!!

Essa é uma das frases mais ouvidas nas organizações, e o controle de gastos com combustível das frotas têm grande influência nesses resultados, visto que de transporte depende todas as operações logísticas.
Frotas corporativas são utilizadas em empresas de todos os portes e quase todas as áreas de atuação, sejam elas próprias ou terceirizadas. E uma das matérias primas principais para que esse processo aconteça é o combustível. O controle do combustível é um elemento essencial para a gestão de uma frota, que pode ser até 40% do custo de cada operação.
Mesmo com a variação no preço do combustível é possível estabelecer métodos que auxiliam na gestão desse insumo.
Alguns indicadores podem mostram os pontos dos quais são necessários ajustes e melhorias para que a empresa ganhe em produtividade, gestão e economia.

 Trocar o combustível se necessário;
Os veículos flex, (funcionam com mais de um tipo de combustível). No entanto, o desempenho com cada um dos combustíveis etanol ou gasolina, é diferente, com variações de rendimento entre eles.
Tendo o controle de combustível da frota realizado de forma eficiente, é possível identificar qual combustível tem melhor relação custo x benefício para os veículos de sua frota, trazendo o menor custo por km rodado.
Recomenda-se de forma geral o consumo do etanol quando o valor do litro for 70% menor que o da gasolina.
Será necessário o acompanhamento do rendimento de cada um dos veículos a cada abastecimento para que se possa traçar uma média de consumo, pois essas médias podem variar de veículo para veículo e com cada tipo de combustível, (pois essas médias podem mudar sendo influenciadas pela forma de direção de cada condutor, a manutenção do veículo, a rota feita, a calibragem dos pneus e outras características).

 Acompanhar o rendimento de consumo por fornecedor;
Caso a empresa não utilize sempre o mesmo fornecedor é importante acompanhar o rendimento dos automóveis ao abastecer em diferentes fornecedores, a qualidade do líquido adquirida interfere diretamente no consumo e rendimentos desses veículos.
É importante salientar que combustível adulterado além de causar prejuízo financeiro a empresa acelera o desgaste dos componentes do veículo e pode fazer com que o seu período de manutenção ser maior.

 Identificar maus hábitos no abastecimento;

Nesse processo deve se verificar o procedimento a ser executado e se ele está sendo feito de forma correta, seguindo padrões de segurança e economia.
A falta de processos nesse caso faz com que cada um possa agir como entende ser correta, dando a possibilidade de fraudes e abastecimentos desnecessários (como abastecer antes do tanque estar realmente com pouco combustível).

 Manutenção periódica;
A manutenção preventiva periódica é extremamente importante para o bom uso dos veículos de sua frota, além de se gastar menos em uma manutenção preventiva do
que corretiva, é uma forma a mais de assegurar a segurança dos motoristas no exercício da função.

O famoso escritor e professor Peter Drucker tem uma frase que se aplica totalmente na gestão do controle de combustível:
“Se você não pode medir, não pode gerenciar. ”

Utilizando esse conceito, se você não sabe quanto exatamente gasta, se não controla esse custo, não conseguirá gerenciar e não conseguirá trazer economia quanto a essa
operação para sua empresa. Softwares de gestão de controle de combustível podem te ajudar nessa missão de gerir e otimizar esse processo.

O que você e sua empresa têm feito para economizar e gerir o gasto de combustível de sua frota?
Nós podemos te ajudar com isso!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

11 + 16 =

Menu