O transporte público no Brasil.

O transporte público coletivo no Brasil é um dos meios mais utilizados para locomoção de pessoas. E em um país de dimensões continentais como o Brasil, onde mais de 90% da população mora e transita nas zonas urbanas, essa movimentação pode se tornar um grande problema se não for bem organizada.

O transporte público, em especial o ônibus, é visto como o quarto maior problemas nas grandes cidades do Brasil, atrás da violência, saúde e desemprego.

Devido aos altos valores nas tarifas, a falta de políticas efetivas do governo visando a melhoria dessa modalidade de transporte e o não atendimento das necessidades do passageiro, parte dos usuários está optando por utilizar veículos de passeio para o seu transporte, o que sobrecarrega ainda mais as vias terrestres de transporte e aumenta a poluição do meio ambiente.

O óleo Diesel, corresponde sozinho por cerca de ¼ do custo do transporte por ônibus e subiu 250% acima da inflação, nos últimos 19 anos. No transporte individual, movido à gasolina ou etanol, o reajuste do combustível foi de apenas 56,4% acima da inflação, e esses valores influenciam diretamente a tarifa cobrada ao usuário.

Vejamos agora alguns tipos de transportes coletivos.

  • Ônibus Municipais, Intermunicipais e Interestaduais

É essencial para a mobilidade urbana nas cidades e o de mais fácil acesso a população. É o transporte de usuários realizado em vias terrestres para diferentes rotas.

  • Bus Rapid Transit (BRT)

Transporte Rápido por Ônibus é um sistema de transporte coletivo com ônibus que possibilita uma rápida mobilidade para os passageiros através de uma faixa exclusiva para esse  transporte.

  • Metrô e Trem

Ambos são transportes feitos por composições sob trilhos.

No caso do Metrô trafega com os usuários de modo subterrâneo e no caso do trem o transporte de usuários se dá na superfície.

  • Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT)

É um transporte que se locomove sobre trilhos e tem as mesmas características dos antigos bondes, porém mais tecnológicos, confortáveis e econômicos.

Outros tipos de transporte coletivo:

Teleférico:

Aeromóvel;

Monotrilho;

Balsa e Catamarã.

De acordo com números da Pesquisa Origem e Destino divulgada recentemente, o sistema de transporte sobre trilhos apresentou crescimento de 53% no número de viagens diárias na Grande São Paulo, no período de 2007 a 2017. O levantamento é o maior sobre mobilidade urbana no país e é realizado a cada dez anos pelo Metrô de São Paulo.

A cidade de Curitiba, no Paraná, é considerada a cidade que tem o melhor sistema de transporte público urbano do país.

Visando a melhoria no transporte público coletivo foi criada a PMNU (Política Nacional de Mobilidade Urbana), em específico a  Lei/12587/12, que tem o papel de dar um incentivo ao transporte coletivo público nas cidades, e melhorar a acessibilidade e mobilidade de pessoas e cargas no Brasil, além de trazer um desenvolvimento sustentável para as cidades.

Sem dúvida a melhor opção seria a maior utilização dos meios de transportes públicos coletivos para desafogar as vias de transportes terrestre.

Agora que você já conhece um pouco mais sobre transporte público conheça como podemos ajudar a sua empresa de transportes a ter controle e gestão do combustível utilizado em sua frota de veículos.

Entre em contato com a DXtech.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

4 × um =

Menu