
A CNH Digital e a CNH impressa têm o mesmo poder jurídico e a falta desse documento pode acarretar em retenção do veículo, multa de R$ 88,38 ao condutor e a penalização de 3 pontos na carteira de habilitação.
A versão digital da habilitação deveria ter sido implementada em Fevereiro de 2018, no entanto devido a algumas regiões não conseguirem iniciar os processos necessários para esse uso o período de implementação foi adiado para o 2º semestre de 2018.
Essa tecnologia ainda é nova para muitos condutores, Conforme dados fornecidos pelo Serpro, os estados do Rio Grande do Sul e São Paulo são os estados com maior adesão de documentos emitidos.
Essa nova ferramenta visa diminuir a burocracia para os tramites com CNH, diminuir as situações de fraudes e adulterações nos documentos, além da modernização no sistema.
- CNH com QR Codes
Apenas as CNHs emitidas após 01/05/2017 possuem esse dispositivo, caso você não tenha, ao renovar a sua habilitação já terá o qr code.
- Cadastro no Detran
É necessário se cadastrar no Portal de serviços do Detran do seu estado, informando corretamente os dados e no seu e-mail você receberá um link de ativação do cadastro.
- Ida ao Detran
Após o recebimento do e-mail de validação do castro é necessário ir até o Detran onde a sua CNH foi emitida para a confirmação dos dados do sistema, quem já tem o certificado digital pode optar por fazer esse processo online.
Importante salientar que nesse ponto, cabe a cada Detran cobrar ou não pela via digital.
- Download do app no celular
Agora é necessário baixar o aplicativo gratuito em seu celular, criar a senha de 4 dígitos para que possa ter a sua CNH Digital.
Importante se atentar a autenticidade do aplicativo dessa ferramenta, pois já há no mercado aplicativos falsos.
Vale salientar que a versão impressa continua sendo emitida. Caso você tenha a CHN digital em seu celular, não estiver portando a versão de papel, mas o seu aparelho estiver sem bateria e não conseguir liga-lo no momento da abordagem policial levará multa da mesma forma.