O que você precisa saber sobre a CNH Digital

A CNH Digital e a CNH impressa têm o mesmo poder jurídico e a falta desse documento pode acarretar em retenção do veículo, multa de R$ 88,38 ao condutor e a penalização de 3 pontos na carteira de habilitação.

A versão digital da habilitação deveria ter sido implementada em Fevereiro de 2018, no entanto devido a algumas regiões não conseguirem iniciar os processos necessários para esse uso o período de implementação foi adiado para o 2º semestre de 2018.

Essa tecnologia ainda é nova para muitos condutores, Conforme dados fornecidos pelo Serpro, os estados do  Rio Grande do Sul e São Paulo são os estados com maior adesão de documentos emitidos.

Essa nova ferramenta visa diminuir a burocracia para os tramites com CNH, diminuir as situações de fraudes e adulterações nos documentos, além da modernização no sistema.

  • CNH com QR Codes

Apenas as CNHs emitidas após 01/05/2017 possuem esse dispositivo, caso você não tenha, ao renovar a sua habilitação já terá o qr code.

  • Cadastro no Detran

É necessário se cadastrar no Portal de serviços do Detran do seu estado, informando corretamente os dados e no seu e-mail você receberá um link de ativação do cadastro.

  • Ida ao Detran

Após o recebimento do e-mail de validação do castro é necessário ir até o Detran onde a sua CNH foi emitida para a confirmação dos dados do sistema, quem já tem o certificado digital pode optar por fazer esse processo online.

Importante salientar que nesse ponto, cabe a cada Detran cobrar ou não pela via digital.

  • Download do app no celular

Agora é necessário baixar o aplicativo gratuito em seu celular, criar a senha de 4 dígitos para que possa ter a sua CNH Digital.

Importante se atentar a autenticidade do aplicativo dessa ferramenta, pois já há no mercado aplicativos falsos.

Vale salientar que a versão impressa continua sendo emitida. Caso você tenha a CHN digital em seu celular, não estiver portando a versão de papel, mas o seu aparelho estiver sem bateria e não conseguir liga-lo no momento da abordagem policial levará multa da mesma forma.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

catorze + dez =

Menu