O que fazer em caso de roubo de carga?

O Brasil é um dos países com maior incidência em roubo de carga no mundo, segundo pesquisa realizada pelo Comitê de Transporte de Cargas do Reino Unido.

Os roubos de carga causam traumas nos motoristas e também altos prejuízos às transportadoras e, justamente por isso, muitos motoristas e empresas hoje evitam trafegar durante a noite e até mesmo recusam viagens para determinados lugares considerados mais perigosos ou com índice de assaltos e roubos elevados.

Mesmo com os avanços tecnológicos de rastreamento e com o cuidado redobrado dos profissionais durante o transporte de cargas, isso ainda pode acontecer. E nesses casos é preciso saber o que fazer, além de agir com rapidez para tentar minimizar os prejuízos.

Veja alguns cuidados para evitar o roubo e também o que fazer caso ele aconteça.

Como evitar o roubo de carga?

Infelizmente, todas as empresas que atuam com o transporte de cargas pelas estradas brasileiras estão sujeitas ao roubo da carga. Esse é um problema importante que precisa ser resolvido pelas autoridades para garantir a segurança e a continuidade dos serviços prestados pelas empresas à sociedade.

Apesar disso, no caso das transportadoras, os gestores de frotas devem orientar os condutores dos caminhões sobre algumas atitudes que contribuem com a segurança do condutor e do caminhão.

  • Alterne as rotas

Sempre que possível evite transportar os mesmos tipos de cargas nos mesmos caminhos, assim sua frota não fica visada. Quando houver necessidade de fazer paradas para abastecimento, refeições ou outras necessidades, é fundamental escolher postos de combustível confiáveis.

Utilizar um sistema de controle de abastecimento ajuda a garantir que apenas pessoas autorizadas realizem o abastecimento dos veículos.

  • Mantenha a comunicação com o motorista de caminhão

É importante manter um acordo de comunicação com o motorista de caminhão, entrando em contato durante intervalos regulares e em locais predeterminados. Dessa forma é possível que a transportadora acompanhe o andamento da viagem e aja rapidamente em caso de problemas.

  • Instale um rastreador no veículo

Com o rastreador no caminhão, a transportadora garante segurança não só para a carga, mas também para o motorista. Esses equipamentos costumam ter diversas opções que permitem antever paradas e rotas, e bloquear o caminhão automaticamente no caso de alterações imprevistas.

  • Redobre atenção nas estradas com altos índices de roubos

Segundo um levantamento realizado pelo Sindicato das Transportadoras de Cargas (Setcesp), as estradas Anhanguera, Dutra, Bandeirantes, Castelo Branco e Fernão Dias, são as mais comuns no roubo de cargas. Portanto, nesses lugares, dirija com atenção não apenas na estrada, mas a qualquer movimento estranho a seu redor.

Como agir caso o roubo de carga aconteça?

Apesar de todos esses cuidados, pode ser que aconteça algum problema e a carga transportada seja roubada. Nesse caso é importante que o motorista e a empresa sigam rigorosamente algumas recomendações.

  • Comunique imediatamente

Oriente o motorista do caminhão a zelar pela sua segurança em primeiro lugar, não reagindo ao assalto e evitando que uma tragédia aconteça. Após isso, ele deve ligar para a Polícia Rodoviária Federal pelo número 191. Caso o condutor esteja em um perímetro urbano, a ligação deve ser feita para PM através do número 190.

É necessário informar sobre o ocorrido com  o máximo de detalhes, desde a localização até as características de como foi o roubo. Quanto mais rápido essa comunicação for feita, maior será a chance de recuperação do caminhão, já que as patrulhas policiais são imediatamente avisadas da ocorrência.

  • Comunicação com a empresa

Oriente também o condutor a comunicar a empresa assim que possível e explicar com detalhes o que aconteceu. Feito isso, o motorista deve aguardar o suporte para deixar o local em segurança.

  • Acione o seguro do caminhão e rastreadores

A empresa deve acionar o seguro e também rastreadores ou bloqueadores com os dados do veículo e da carga.

Leia também:

Como já foi dito, o risco de roubo de carga é presente no dia a dia das transportadoras. É preciso tomar atitudes preventivas corretamente, utilizando as ferramentas necessárias para zelar pela segurança do condutor e também da carga transportada.

O DX Control é um sistema de controle de abastecimento dos veículos da frota da sua empresa. O GPS instalado no veículo indica a sua localização exata no momento do abastecimento, e garante que a operação seja efetuada apenas por pessoas e veículos pré-autorizados, resultando em maior segurança e controle ao seu negócio.

Além disso, através do sistema é possível gerar relatórios e gráficos gerenciais com informações detalhadas de consumo total e individual da frota, estatísticas, distorções e muito mais.

Conheça essa e as outras soluções exclusivas da DXtech para o controle de líquidos da frota de veículos da sua empresa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

9 + 18 =

Menu