O que é Customer Success e como ele pode melhorar a sua empresa.

Todo empresário sabe que captar um novo cliente custa bem mais do que manter um cliente fidelizado. Frequentemente o Custo de Aquisição de Cliente (CAC) é alto e chega a custar 7 vezes mais do que ações de fidelização.

Por isso muitas empresas já perceberam a importância de criar ações voltadas para a manutenção dos clientes ativos nas suas carteiras, retendo assim também mais receita.

Mas essa pode não ser uma tarefa fácil já que nos últimos anos o perfil dos clientes mudou muito e as empresas estão ainda tentando identificar formas de superar as expectativas dos consumidores.

Para isso foi criada a estratégia de Sucesso do Cliente, ou sucesso do cliente. De acordo com essa estratégia, para reter os clientes, eles precisam estar satisfeitos com a solução apresentada pela sua empresa, e isso só vai acontecer se eles alcançarem os objetivos que os fizeram comprá-la.

Para que o cliente retorne todos os meses e efetue nova contratação é preciso entregar sucesso a ele, ou seja, ele precisa ter os resultados esperados.

Esse fator é importante para qualquer empresa, mais ainda no setor de transporte e logística que nem sempre é valorizado pelos clientes.

Como oferecer sucesso ao seu cliente?

O primeiro passo certamente deve ser entender o que o cliente deseja e espera, e é aí que entra o profissional Customer Sucess (CS). Diferente do que muitas pessoas pensam, o Sucesso do Cliente não é apenas um nome mais bonito para atendimento ou suporte.

O CS é responsável por se certificar de que a entrega foi realizada corretamente, também por tirar dúvidas sobre os serviços, enfim, por garantir que o cliente foi bem atendido e que tudo o que ele precisa foi realizado, superando assim suas expectativas.

Use a retenção de clientes a seu favor.

Com a ajuda da tecnologia o Sucesso do Cliente consegue ser proativo e atender o cliente antes que haja um problema, diferentemente das áreas de suporte ou atendimento que frequentemente são reativas. Dessa forma é mais fácil manter o cliente feliz.

Quais habilidades de um profissional Customer Sucess?

O bom profissional precisa ter boa capacidade analítica e deve ter habilidade de comunicação. Dessa forma ele conseguirá compreender o problema do cliente rapidamente, resolvê-lo e explicar a solução de maneira eficiente.

Mas do que isso, o profissional precisa ter empatia e identificar problemas antes mesmo que eles aconteçam.

Benefícios de trabalhar com a estratégia Customer Sucess.

  • Retenção de Clientes: para alcançar esse resultado é preciso conhecer o que o cliente deseja e construir uma comunicação proativa com o consumidor.
  • Engajamento do cliente: na fase seguinte à venda é a que o CS precisa estar mais atento, pois o cliente deseja ver todos os resultados prometidos rapidamente.
  • Suporte aos clientes: sim, apesar de a função não ser a mesma, o CS também tem a função de ajudar o cliente a resolver algum problema, a diferença está na proatividade e na rapidez de solucioná-los.
  • Feedbacks constantes: com o contato frequente entre o CS e o cliente, querendo ou não, feedbacks são passados todos os dias. Esses insights são muito importantes para o desenvolvimento da empresa como um todo. Quanto mais elogios, mais você sente que está no caminho certo. Ao contrário, quanto mais críticas, mais evidente fica a necessidade de melhorias nos processos internos.
  • Prova social: hoje em dia a prova social tem muita importância.  Você pode consegui-la pedindo indicações aos clientes já fidelizados, solicitando depoimentos e até mesmo pedindo informações para criação de cases de sucesso. Quanto mais satisfeitos eles estiverem em relação ao seu serviço, mais chances de eles contribuírem com a sua iniciativa de marketing.

Agora você já conhece a importância de trabalhar com a estratégia de Sucesso do Cliente na sua empresa. Invista nesse profissional e aumente a retenção de clientes da sua empresa e o faturamento também.

E se você quiser ter ainda mais controle e lucratividade na sua frota de veículos, conheça as soluções exclusivas da DXtech em controle de líquidos e combustíveis.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

sete + 4 =

Menu