O Agronegócio brasileiro.

O Agronegócio é um conjunto de atividades agrícolas e industriais para o consumidor final mas, ao contrário do que se imagina de imediato, essas atividades não precisam necessariamente acontecer apenas no campo.

Esse setor da economia brasileira atualmente representa 21% do PIB (Produto Interno Bruto) e deverá crescer 3,4% até o fim de 2018, impulsionado por uma retomada da atividade da agroindústria do país.

Esse segmento é responsável por metade das exportações realizadas anualmente, tendo um papel ativo no saldo positivo da balança comercial brasileira.

Com a boa qualidade de solo no país, a agroindústria brasileira realiza a transformação dos produtos primários da agropecuária em subprodutos que podem inserir na produção de alimentos, como os frigoríficos, indústria de enlatados, laticínios, indústria de couro, biocombustíveis, produção têxtil entre muitos outros.

Em um país com dimensões continentais como o Brasil e onde a agricultura familiar ainda existe, mesmo que em menor quantidade segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas), o governo criou algumas ações para incentivar esses profissionais a continuar trabalhando e desenvolver ainda mais a economia.

Os produtos de maior valor e exportação no agronegócio brasileiro são:

  • Algodão em pluma;
  • Arroz;
  • Feijão;
  • Milho;
  • Complexo soja (grão, farelo e óleo);
  • Café;
  • Açúcar;
  • Carnes;
  • Celulose e papel.

Por outro lado, empresas que não possuem a responsabilidade socioambiental como cultura podem representar perigo para o meio-ambiente, especialmente pela adoção do sistema de produção intensivo no solo e o uso de agrotóxicos.

Este segmento envolve uma complexa cadeia produtiva, que é o caminho percorrido por um produto desde a sua elaboração até o consumidor final.

Nesse intervalo está inserida a logística do agronegócio, composta por empresas e indústrias montadas exclusivamente para auxiliar cada etapa deste sistema. Nessa etapa entra a importância da gestão de frota e distribuição desses produtos (que algumas vezes podem ser perecíveis e requererem atenção especial).

Nessas operações palavras como rapidez, economia, produtividade e são pilares.

Se você faz parte desse mercado do agronegócio e precisa reduzir os custos com combustível e manutenção de veículos, conheça os produtos da DXtech controle de combustível.

São soluções exclusivas que ajudam na economia e gestão de combustível das máquinas, equipamentos e na frota da sua empresa no ramo do agronegócio.

Entre em contato conosco!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

dezessete − 8 =

Menu