Marketing digital também gera resultados para transportadoras.

Assim como qualquer empresa, as transportadoras também precisam se desenvolver e ampliar seus negócios, mas para isso é fundamental atrair novos clientes e, além disso, manter e fidelizar os clientes que já fazem parte de sua carteira.

E essa é uma grande dificuldade encontrada pelas empresas já que o transporte e logística, apesar de serem imprescindíveis para o mercado, são serviços pouco percebidos.

Hoje a tecnologia já proporciona uma grande ajuda e facilita o trabalho de atrair e fidelizar clientes. O marketing digital pode contribuir e tornar mais acessível a divulgação e o relacionamento com os clientes, já que com ele os custos podem ser mais baixos e é possível obter dados que ajudam a identificar melhor as necessidades e preferências dos clientes.

Realizar um trabalho de marketing digital eficiente ajuda a gerar relevância e autoridade para a sua marca e criar uma diferenciação da sua empresa no mercado.

Por isso vamos dar algumas dicas sobre marketing digital que podem ser utilizadas em sua transportadora para obter os benefícios que essa estratégia pode oferecer.

Marketing digital na logística

O mundo mudou, os consumidores mudaram e as relações de consumo não são mais as mesmas. Muitas empresas se sentem perdidas e não sabem como lidar com esses novos consumidores e acabam cedendo para a guerra de preços para atrair clientes.

No mercado de logística e transporte não é diferente, principalmente por não ser um serviço visível, pode ser difícil identificar formas de interagir e demonstrar o valor do negócio.

A tecnologia trouxe grandes benefícios em diversos aspectos e hoje as empresas precisam aproveitar esses recursos da melhor forma para gerar aumento de competitividade e de produtividade, contribuindo para os melhores resultados.

Hoje um negócio de sucesso é aquele que encanta seus clientes através de produtos ou serviços de qualidade e com um atendimento que supera expectativas.

O marketing digital oferece recursos que possibilitam esse encantamento e a construção e um relacionamento mais próximo.

Apesar de haver muita confusão em torno do termo, o marketing está relacionado às vendas, publicidade e comunicação, mas principalmente ao planejamento estratégico, de projetos, financeiro, etc. O marketing é bastante abrangente, sendo um departamento que está interligado a todas as áreas estratégicas de uma empresa.

O marketing envolve conhecer, pesquisar e estudar necessidades e desejos das pessoas que compõem determinado público ou mercado, e desenvolver estratégias para criar produtos e serviços que atribuam valor e satisfaçam os desejos e necessidades dessas pessoas para que elas de disponham a pagar por eles, tornando-se assim clientes da marca. O marketing digital tem como foco principal os resultados.

 

Como fazer marketing digital para transportadoras?

Por ser um serviço pouco visível, criar uma estratégia de marketing digital para transportadoras e para toda a rede logística pode ser uma grande desafio. Mas existem algumas etapas que, se forem seguidas, podem ajudar e facilitar a estruturação da sua estratégia de marketing digital.

  • Pesquisa de público-alvo

Qualquer estratégia de marketing digital começa pela definição de público-alvo que deve ser muito bem pensada e planejada. O ideal é primeiro identificar o público-alvo que se deseja trabalhar e depois criar produtos que atendam as necessidades desses clientes. Mas muitas vezes o caminho acaba sendo o inverso e o produto é criado antes.

Por isso é fundamental compreender quem são as pessoas impactadas pelo seu produto ou serviço e identificar quais são suas características, preferências, costumes, e trabalhar sobre esses aspectos.

  • Definição de objetivos

O segundo passo é estabelecer os objetivos desejados. Isso inclui resultados esperados e o tempo em que esses resultados devem ser alcançados.

Esses objetivos devem ser desmembrados em metas intermediárias que comporão a estratégia de marketing digital. Um passo a passo que deverá ser seguido, considerando os recursos disponíveis como redes sociais, e-mail marketing, conteúdos, anúncios e outros, que levem a empresa a alcançar os resultados desejados.

É preciso lembrar que esses objetivos precisam ser mensuráveis, ou seja, deve ser possível medi-los, e devem ser claros e alcançáveis.  Em geral esses objetivos são variações de:

  • Ser uma referência no seu mercado
  • Atrair mais oportunidades de negócios
  • Aumentar a quantidade de pessoas em sua base de possíveis clientes
  • Aumentar as vendas
  • Reduzir os custos com a atração de clientes
  • Aumentar a fidelização de clientes

Construir uma presença digital relevante

A internet está presente no dia a dia das pessoas e esse comportamento é irreversível. Uma empresa que não está presente nos meios digitais, salvo raras exceções, está fadada ao fracasso.

Mas só criar um site e descrever seus produtos e serviços não é o suficiente. Fazer apenas isso é como abrir uma loja em uma rua que não passa ninguém. Sem uma divulgação eficiente nada irá acontecer.

Ter uma presença digital eficiente exige uma estratégia e o uso dos recursos disponíveis como em um mecanismo, uma engrenagem. Tudo se relaciona.

É preciso realmente desejar ajudar o cliente, atender suas necessidades. Conteúdos que apenas enganam os clientes ou que não sejam relevantes não são suficientes e logo o cliente percebe e busca outra empresa.

Hoje é preciso fazer diferente, mostrar o seu melhor para se destacar e isso é recompensado através do reconhecimento dos clientes que passam a preferir a sua empresa e não a concorrência.

  1. Marketing de conteúdo

O marketing digital oferece diversas metodologias e estratégias que podem ser utilizadas em diferentes cenários ou objetivos. Em geral, o que gera mais resultados hoje é o Inbound Marketing, que envolve uma construção de autoridade da empresa através de conteúdos relevantes.

O principal motor de busca, o Google, é utilizado por milhões de pessoas diariamente e aparecer como resultado de pesquisas é um grande desejo das empresas, pois ajuda a aumentar as vendas e a construir autoridade sobre determinado assunto, contribuindo para a decisão de compra.

O conceito de Inbound Marketing inverte a ordem e faz os clientes buscarem as empresas e produtos, reduzindo os custos de aquisição de clientes e aumentando as chances de fidelização.

2.Mídia Paga

Os anúncios são excelentes formas de atrair público quando a empresa ainda não tem muita relevância na internet. Mas para gerar resultados é fundamental que os anúncios sejam criativos e segmentados corretamente, para atingir o público certo.

As redes sociais são excelentes formas de distribuir os conteúdos publicados, mas para atingir um número expressivo de leitores é preciso pagar por essa distribuição.

Utilizando os anúncios de maneira eficiente é possível dobrar ou triplicar os resultados de divulgação e impactar pessoas que se interessam pelos seus serviços.

O marketing tem um grande papel dentro de uma empresa e pode contribuir para o seu sucesso . Uma equipe de marketing bem estruturada consegue olhar para o mercado, identificar necessidades e criar serviços que atendam as necessidades dos clientes.

No Marketing Digital o cliente é o centro da estratégia. Tudo é criado para atender suas necessidades e superar suas expectativas, e assim atrair e conquistar, tornando-o um fiel defensor da marca.

Agora que você já sabe o que o Marketing Digital pode fazer pela sua empresa, aproveite essas dicas e coloque em prática, criando uma estratégia de marketing digital eficiente para a sua transportadora.

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