Logística 4.0: a revolução na área de transportes.

A gestão da cadeia de abastecimento é formada por inúmeros desafios que começam no momento da compra até a entrega dos produtos. Os gestores precisam de muita eficiência para administrar todos os recursos e proporcionar um processo linear e ágil.

Por isso a logística 4.0 tem encontrado muito espaço e abertura no mercado, já que proporciona investimentos em tecnologia e automação de processos para que a empresa se destaque no mercado.

O que é logística 4.0?

O conceito de indústria 4.0 já é conhecido por muitas pessoas, porém o mesmo não acontece com o termo Logística 4.0. Nos dois casos estamos falando do uso de novas tecnologias e recursos voltados para o ganho de eficiência, agilidade e para a redução de custos.

Essa metodologia recebe forte influencia da quarta revolução industrial, que se caracteriza pela aplicação de tecnologias cada vez mais avançadas.

No segmento da logística, essas tecnologias são caracterizadas pela utilização de sistemas, equipamentos e plataformas avançadas que ajudam a controlar toda a cadeia de suprimentos de forma integrada.

A logística 4.0 ajuda a solucionar problemas de distribuição e armazenagem com elementos digitais.

Logística 4.0: como ela pode impactar sua empresa?

Identificando falhas, medindo resultados e automatizando a cadeia de suprimentos, por exemplo. São muitos os benefícios da logística 4.0 na área de transportes.

  • Racionalização do uso de recursos financeiros.

A economia está complicada e as empresas precisam lidar com orçamentos cada vez mais restritos, sendo assim é fundamental contar com ferramentas que auxiliam na distribuição eficiente dos recursos.

Ser proativo e encontrar ferramentas que ajudam a reduzir os gastos também é fundamental. Hoje existem softwares de ajudam a traçar rotas de distribuição eficientes, com menor custo e risco. Isso gera maior eficiência no processo de entrega e economia para a empresa.

Outro tipo de recurso que auxilia no controle de custos é o software de gestão de líquidos, que monitora o nível de combustível nos caminhões e tanques e também acompanha o abastecimento dos veículos.

  • Organização do processo de armazenagem.

A operação nos armazéns também pode ser otimizada. Manter o espaço organizado é essencial para eliminar tarefas desnecessárias. Alguns aplicativos ajudam na localização de produtos, na separação e expedição, na alocação, nas prateleiras, na movimentação de mercadorias e na identificação do melhor momento da reposição de produtos.

Isso pode ser realizado também com a utilização de equipamentos robóticos, que são programados para fazerem o trabalho pesado movimentando caixas e paletes. Esteiras também podem ajudar, levando os produtos até as estações de trabalho, onde os operadores separam e embalam os pedidos de acordo com a especificação de cada compra.

Quando esse tipo de tecnologia é utilizada é possível obter maior rendimento na área, agilizando o manuseio dentro do depósito, além de aumentar consideravelmente a segurança interna.

  • Foco no acompanhamento do desempenho.

No mercado atual a performance é muito importante e a logística 4.0 tem foco na melhoria contínua e no fornecimento de informações para subsidiar a tomada de decisões.

Sistemas obsoletos são limitados na oferta de medição e avaliação de dados. A aquisição de novos sistemas é importante para facilitar a apuração de resultados e para assim, proporcionar o aumento da produtividade.

  • Expansão na comunicação entre a cadeia de suprimentos.

Um dos principais benefícios da aplicação dos conceitos da logística 4.0 é aumentar a capacidade de compartilhar informações entre clientes, fornecedores e operadores logísticos.

A integração dos sistemas em uma mesma plataforma é fundamental, pois permite que tudo seja acompanhado em tempo real. Hoje muitos recursos já trabalham dessa forma para facilitar o dia a dia.

O processo de modernização das atividades de transporte já começou e é irreversível. Insistir nas práticas antigas é perda de tempo. Para garantir melhores resultados é fundamental contar com os avanços tecnológicos e aprender a utilizá-los de forma eficiente.

Esse é o segredo para desenvolver uma empresa moderna e alinhada com as necessidades do cliente, que gera resultados expressivos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

4 + 14 =

Menu