Indicadores de desempenho: A performance de entrega da transportadora.

Monitorar a performance de entrega da transportadora é uma tarefa que deve estar inserida no dia a dia da gestão. Manter o acompanhamento do serviço e identificar onde os principais gargalos estão localizados é a melhor forma de criar ações de melhorias e garantir processos mais eficientes.

Para conseguir avaliar se as transportadoras contratadas estão prestando um bom serviço, é necessário medir e analisar os indicadores de performance de entrega.

No artigo de hoje vamos falar sobre o conceito de indicador de desempenho e como essa ferramenta pode ajudar na análise do desempenho e a aprimorar os resultados.

O que é um indicador de desempenho

O indicador de desempenho, ou KPI, é uma ferramenta de gestão voltada para o acompanhamento de um processo e tem como objetivo principal compreender os resultados alcançados.

Por meio dele, o gestor consegue avaliar se os recursos e esforços empregados nas operações são suficientes para alcançar o objetivo, ou quais falhas comprometem a eficiência.

Como monitorar a performance de entrega

Para monitorar o serviço de entrega, pode-se contar com vários indicadores de desempenho, entre os principais:

  • Nível de serviço de entregas

Esse indicador serve para identificar a quantidade de entregas que foram realizadas dentro do prazo, quando comparada ao total de envios realizados no mesmo período. Leva em consideração a data em que a carga foi liberada e a data do recebimento, assinada pelo cliente.

Normalmente é avaliado em percentual e se utiliza o CT-e como documento de comprovação.

  • Índice de avarias

As avarias ocorrem quando o produto chega ao cliente final com danos (amassado, arranhão, quebra) que foram causados durante o transporte, normalmente por falta de cuidados adequados no manuseio e acondicionamento dentro do veículo.

Nesse caso, o CT-e também pode ser usado como documento de comprovação e o cliente acrescenta a ressalva informando os itens que foram entregues avariados.

  • Índice de extravios

Os extravios são casos em que o produto não chega até o cliente. Entre as causas principais estão perdas, fraudes e itens que deixam de ser enviados no pedido. Nessas ocasiões, o próprio consumidor pode ligar fazendo a reclamação, mas o ideal é que o CT-e seja assinado e ressalvado com a informação do produto em questão.

  • Custo do frete transporte

O indicador de desempenho em custos é um dos principais em uma gestão, principalmente pelo fato de que o transporte é uma das áreas que mais oneram o negócio — em decorrência dos altos gastos com frete. Entre os principais, pode-se acompanhar:

  • custo de frete em relação às vendas;
  • custo de frete por produto;
  • custo de frete por cliente;
  • custo de frete por km rodado;
  • custo das avarias e extravios;
  • custo das trocas e devoluções.
  • Taxa de indisponibilidade

Como melhorar esses indicadores ?

Se a performance de entrega está abaixo do esperado, o ideal é começar a elaborar ações em conjunto com a transportadora. As opções mais comuns são:

  • Incluir cláusulas de multas ou outras penalidades no contrato. Sempre que os indicadores de nível de serviço, avarias e extravios ficarem fora do ideal, a transportadora paga um valor acordado (que normalmente é descontado em fatura);
  • Investir em tecnologia, como sistemas que acompanham as rotinas de transporte e geram relatórios que ajudam na tomada de decisão;
  • Abrir um processo de seleção para contratar novos parceiros, caso as transportadoras atuais não consigam garantir o nível mínimo de qualidade.

Garantir uma boa performance de entrega é crucial para o sucesso do negócio, principalmente porque essa etapa está diretamente ligada aos clientes e pode prejudicar a imagem que sua empresa possui no mercado

Como obter esses indicadores?

Uma maneira fácil de gerenciar os indicadores é por meio da automatização de processos através de aplicativos logísticos e sistemas que podem auxiliar na gestão da sua logística como um todo. Assim, você otimiza tempo, elimina trabalhos manuais e consegue melhorar diversos processos nas entregas.

É importante fazer essas análises para ter transparência na parceria com seus transportadores e garantir que eles cumpram aquilo que foi combinado.

Agora que você já sabe um pouco mais sobre os indicadores de desempenho, aproveite e conheça as soluções exclusivas da DXtech para o controle de combustível de frotas de veículos.

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