Gestão de equipes, como fazer?

Gestão de equipes, esse é um desafio para todos os tipos e tamanhos de empresa, pois estamos falando de relacionamento com pessoas!!

A princípio essa seria uma tarefa apenas do departamento de Recursos Humanos, mas para ser aplicado de maneira correta e eficaz, essa gestão de equipes precisa ser feita por todos os gestores, de modo que cada departamento tenha líderes ativos e protagonistas nessa gestão.

Alguns erros nessa gestão podem acabar com a motivação de seus colaboradores, do clima organizacional e, consequentemente, com os níveis de produção da equipe como um todo que tendem a diminuir.

Confira a seguir algumas práticas simples e de baixo custo que podem ajudar a sua empresa e seus gestores:

  • Realize um processo de recrutamento e seleção sem pressa

Realizar esse processo de forma correta e assertiva é primordial para achar a pessoa certa para a vaga certa.

  • Evite arrogância e excessos

Arrogância e excessos de poder podem levar a grandes desconfortos com a equipe, evite essas práticas.

  • Priorize o feedback

O Feedback é fundamental, através dessa ferramenta de comunicação o colaborador precisa ter um retorno de como está seu desenvolvimento e o que a empresa espera dele.

  • Trace metas para a equipe

Uma equipe sem metas é uma equipe sem norte, corre o risco de cada um ir para um lugar. Estabeleça planos e metas para serem realizados pela equipe e gerencie essas ações.

  • Premie quando necessário

A valorização e reconhecimento é muito importante para qualquer profissional, isso mostra que a empresa percebeu o seu comprometimento.

  • Defina processos

A definição de processo é essencial. Ter estabelecido o processo aumenta a produtividade e diminui a probabilidade de erros.

  • Incentive o estudo e conhecimento

O conhecimento é um bem que ninguém tira, o chamado capital intelectual, por isso incentive sua equipe ao estudo e conhecimento, de modo que boa parte das informações podem agregar no seu trabalho.

  • Delegue tarefas

Delegar para que um gestor não fique sobrecarregado ou para que algum membro da equipe também não fique. Essa ação é fundamental.

  • Respeite as diferenças

Na nossa sociedade atual as diferenças vão aparecer, sejam elas de qualquer forma. Respeitar e conviver com elas é muito importante.

Os benefícios de uma boa gestão de equipes são imediatos, colaborador motivado e contente trabalha mais e melhor. E se torna mais comprometido com a empresa.

Esteja certo de que nem todos esses pontos podem funcionar na sua empresa, por inúmeras razões, mas não desanime, tente novamente. Mas saiba que essas práticas precisam se adequar a cultura da empresa e provavelmente serão necessários ajustes.

Não é algo tão simples, mas vale muito a pena!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

dois × 4 =

Menu