Frota terceirizada ou própria: o que escolher?

A frota de veículos hoje já faz parte das empresas que precisam realizar entregas de produtos ou prestar serviços de forma rápida e mais prática. Porém, muitos gestores de empresa ainda sentem dificuldades em escolher entre a frota própria ou a terceirização dessa parte da operação.

As duas opções possuem vantagens e desvantagens que precisam ser analisadas pela empresa para definir o que será mais vantajoso. E hoje vamos falar sobre esse assunto, para ajudar você nessa decisão.

Frota de veículos própria.

Esse é o modelo tradicional de gestão. O principal ponto forte é a centralização da gestão na própria empresa. Quando o transporte é de cargas perigosas como combustíveis ou materiais hospitalares, essa centralização se mostra importantes, principalmente para aumentar a confiabilidade dos processos.

Outro ponto favorável da frota de veículos própria é o melhor controle de fluxo de caixa, já que não é preciso pagar para outra empresa pelo serviço prestado.

Mas como tudo possui dois lados, a frota própria também possui desvantagens que começam com a necessidade de alto investimento inicial. Logo de início é preciso adquirir os veículos e treinar profissionais, o que não é viável para muitas empresas.

Também é preciso pensar na infraestrutura necessária para alocar os veículos. Espaço disponível e equipe responsável pelo monitoramento precisam ser consideradas. Também os custos da manutenção e reparos e a depreciação dos veículos que pode se tornar um grande problema na hora de substituir ou modernizar a frota.

Frota de veículos terceirizada.

Quando falamos de frota terceirizada podemos pensar em organização e simplicidade. A principal vantagem é que os custos acompanham a demanda. Isso significa que, nos meses mais fracos, o custo também será menor já que a empresa não precisa pagar os custos de veículos e de pessoal que ficariam parados.

Para empresas em início de operação, que normalmente não possuem muito capital disponível, a terceirização de frota é uma maneira de começar o trabalho mais rápido. O ganho de produtividade é outro ponto positivo da terceirização de frota, já que sua empresa poderá se concentrar na atividade final apenas.

Não ter os custos e a preocupação com a manutenção dos veículos também é outra vantagem importante já que essas despesas podem ser altas.

Falando em desvantagens, o controle restrito sobre a operação é uma delas. Sem ter esse controle pode ser difícil fazer alterações ou incluir demandas de última hora, que podem acontecer algumas vezes.

Se o seu mercado é influenciado por sazonalidades, pode ser que a locadora ou transportadora contratada também não consiga atender variações na demanda, obrigando assim a lidar com mais de uma empresa.

Quando usar cada modalidade de frota.

Se a sua empresa precisa realizar entregas rápidas e frequentes, ou se o seu serviço precisa estar disponível 24 horas por dia, é fundamental utilizar uma frota própria.

Se for lidar com cargas especiais ou perecíveis, ou que exijam muito cuidado na hora de carregar ou descarregar os veículos também é indicado ter sua própria frota de veículos.

Se houver necessidade de combinar modais, ou seja, utilizar diferentes tipos de transportes, a frota própria é indicada.

Mas para quem consegue ter um bom planejamento das entregas e dificilmente tem demandas de última hora, utilizar frotas terceirizadas pode ser bem mais barato. Quem contrata uma frota terceirizada precisa dispor de menos recursos para a parte operacional e, dessa forma, pode se concentrar naquilo que a empresa se propõe de verdade.

As pequenas e médias empresas vêm progressivamente escolhendo a terceirização de frota como solução para reduzir os custos e aumentar a eficiência das suas operações.

Se a empresa já possui uma frota de veículos e opta por terceirizar o serviço, essa pode ser, inclusive, uma oportunidade de obter capital de giro com a venda dos veículos.

A terceirização é um recurso que permite que a empresa supere muitos desafios da gestão de frotas. Pesquise mais sobre o assunto e descubra qual é a melhor opção para a sua empresa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

um × cinco =

Menu