Direção defensiva.

Atualmente a segurança no trânsito é um fator primordial para qualquer condutor. A direção defensiva vem como um fator para a auxiliar esses profissionais a diminuírem as chances de acidentes no trânsito e a se tornarem condutores mais conscientes, antevendo riscos e, no caso de acidente, conseguir agir ou reagir da melhor forma possível.

Informações do DETRAN apontam que mais de 60 % dos acidentes de trânsitos são devidos a falha humana.

 “A maioria das falhas humanas pode ser evitada, tomando-se alguns cuidados básicos. Esses procedimentos foram analisados e sistematizados: o conjunto dessas técnicas recebe o nome de Direção Defensiva”, explica Eliane Pietsak, pedagoga e especialista em trânsito.


Veja agora alguns elementos da direção defensiva no trânsito.

Conhecimento. Para conhecer as normas de trânsito você tem como principal fonte o Código de Trânsito Brasileiro.

Atenção. Princípio essencial para ser um bom motorista. Direcione seus esforços para manter-se concentrado nos elementos da via e na manutenção do seu veículo.

Previsão. Antecipe-se a possíveis riscos e adversidades. Garantir a capacidade de reação requer manter a distância e a velocidade permitidas na via, portanto segura para todos.

Ação. Tome atitudes positivas em trânsito, usando para isso seu conhecimento, suas habilidades, as leis de trânsito e os meios de transporte utilizados.

Habilidade. Com aprendizado, treino e a prática da direção defensiva no trânsito você conseguirá melhorar suas habilidades, para que elas produzam efeitos cada vez mais positivos.

 

Algumas medidas que devem ser evitadas ao volante:

  • Dirija em velocidade compatível com a via;
  • Faça a manutenção preventiva de seu veículo ou da sua frota de maneira correta;
  • Não ande em ponto morto em declives;
  • Não dirija sob efeito do sono ou de bebida alcoólica;
  • Não transporte animais ou objetos grandes soltos dentro do veículo;
  • Reduza a velocidade em caso de chuva;
  • Reduza a velocidade em curvas;
  • Use o cinto de segurança;

A direção defensiva é primordial para boa condução no trânsito, tanto que atualmente essa é uma das matérias para reciclagem e habilitação de condutores.

O gestor de frota precisa ficar atento a esses elementos e sempre estimular e desenvolver em sua equipe as habilidades necessárias para que os condutores tenham a direção defensiva como sua forma de direção no trânsito, pois além de segurança e conscientização ao condutor, pode gerar também economia para empresa.

 

Agora que você já conhece um pouco mais sobre direção defensiva conheça também as soluções da Dynamix para gestão e controle de combustível de sua frota.

Quer saber mais?

Entre em contato conosco!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

catorze − seis =

Menu