
Atualmente a segurança no trânsito é um fator primordial para qualquer condutor. A direção defensiva vem como um fator para a auxiliar esses profissionais a diminuírem as chances de acidentes no trânsito e a se tornarem condutores mais conscientes, antevendo riscos e, no caso de acidente, conseguir agir ou reagir da melhor forma possível.
Informações do DETRAN apontam que mais de 60 % dos acidentes de trânsitos são devidos a falha humana.
“A maioria das falhas humanas pode ser evitada, tomando-se alguns cuidados básicos. Esses procedimentos foram analisados e sistematizados: o conjunto dessas técnicas recebe o nome de Direção Defensiva”, explica Eliane Pietsak, pedagoga e especialista em trânsito.
Veja agora alguns elementos da direção defensiva no trânsito.
Conhecimento. Para conhecer as normas de trânsito você tem como principal fonte o Código de Trânsito Brasileiro.
Atenção. Princípio essencial para ser um bom motorista. Direcione seus esforços para manter-se concentrado nos elementos da via e na manutenção do seu veículo.
Previsão. Antecipe-se a possíveis riscos e adversidades. Garantir a capacidade de reação requer manter a distância e a velocidade permitidas na via, portanto segura para todos.
Ação. Tome atitudes positivas em trânsito, usando para isso seu conhecimento, suas habilidades, as leis de trânsito e os meios de transporte utilizados.
Habilidade. Com aprendizado, treino e a prática da direção defensiva no trânsito você conseguirá melhorar suas habilidades, para que elas produzam efeitos cada vez mais positivos.
Algumas medidas que devem ser evitadas ao volante:
- Dirija em velocidade compatível com a via;
- Faça a manutenção preventiva de seu veículo ou da sua frota de maneira correta;
- Não ande em ponto morto em declives;
- Não dirija sob efeito do sono ou de bebida alcoólica;
- Não transporte animais ou objetos grandes soltos dentro do veículo;
- Reduza a velocidade em caso de chuva;
- Reduza a velocidade em curvas;
- Use o cinto de segurança;
A direção defensiva é primordial para boa condução no trânsito, tanto que atualmente essa é uma das matérias para reciclagem e habilitação de condutores.
O gestor de frota precisa ficar atento a esses elementos e sempre estimular e desenvolver em sua equipe as habilidades necessárias para que os condutores tenham a direção defensiva como sua forma de direção no trânsito, pois além de segurança e conscientização ao condutor, pode gerar também economia para empresa.
Agora que você já conhece um pouco mais sobre direção defensiva conheça também as soluções da Dynamix para gestão e controle de combustível de sua frota.
Quer saber mais?
Entre em contato conosco!!