Dicas para melhorar a comunicação com seus motoristas

A comunicação é uma das necessidades primárias do ser humano, e em uma empresa não é diferente.

A comunicação interna, nos dias de hoje, é considerada um grande desafio para muitos gestores, se executada de forma correta pode ser um dos fatores de sucesso em uma gestão e significar um diferencial estratégico muito grande.

Não a tendo de maneira correta e efetiva pode se tornar um problema de falta de engajamento e envolvimento dos colaboradores, além de aumentar a quantidade de erros na prestação do serviço.

A seguir algumas dicas de baixo custo para melhorar a comunicação com os motoristas de sua empresa, fazendo com que os resultados sejam ainda mais produtivos:

  1. Treine e conscientize os motoristas;

Para que a comunicação possa ser transparente e eficaz é necessário que a empresa mostre a equipe dos motoristas a sua importância dentro dos processos e como as atitudes deles interferem diretamente nas operações. Além disso treinamentos de práticas que fazem parte do dia a dia desses profissionais são extremamente importantes.

  1. Acompanhe as ações;

Após começar as ações para melhorar a comunicação interna é necessário que se acompanhe esse processo, de forma a monitorar se a forma de comunicação utilizada foi correta para a equipe e mensurar o que pode ser melhorado ou não dentro desse processo.

  1. Utilize um sistema de gestão;

A praticidade e rapidez que os sistemas de gestão podem trazer para controle das empresas é muito grande, visto isso a utilização desses sistema para acompanhamento quase que em tempo real das operações logísticas torna-se uma necessidade, é possível verificar a rota utilizada, onde o veículo está, o acompanhamento da entrega, ou algum outro problema ocorrido durante o percurso, sendo uma ferramenta para ainda mais do processo.

  1. Invista em mobilidade;

Como os motoristas são profissionais que ficarão a maior parte do tempo fora da empresa, é importante que se tenha contato com eles de forma rápida para qualquer emergência de comunicação ou apenas para acompanhamento da operação, o investimento nesse caso muito importante, a utilização de smartphone nessa situação seria uma solução interessante.

  1. Considere o diálogo e o feedback.

Essas ferramentas são de extrema importância para a promoção da comunicação e para a gestão de uma empresa de forma geral.

As falhas na comunicação podem gerar grandes problemas, pois todas as relações e processos dependem da comunicação. Formas simples e assertivas de comunicação são o diálogo e o feedback.

O diálogo seria a conversa mais informal, sem compromisso e pode ser aplicado no dia a dia, já o feedback é um pouco mais formal,  é uma conversa dando uma resposta, uma devolutiva de alguma ação ou processo seja ele positivo ou negativo feito pelo colaborador, sendo utilizado para gerir pessoas.

É importante salientar que quando o assunto é melhorar a comunicação interna é necessário que as mudanças ocorram com a participação de todos os envolvidos da empresa e que os colaboradores se sintam engajados e participem de forma ativa nesse processo.

Com pequenas práticas as empresas conseguirão otimizar a comunicação interna e tornar os processos mais transparentes, com isso, reter e atrair novos talentos.

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