Dicas para diminuir o consumo de combustível do caminhão.

O gasto com combustíveis costuma representar mais de 50% do orçamento de uma empresa que possua frota de veículos, como transportadoras ou empresas de logística. Sendo assim, encontrar formas de reduzir os gastos e economizar acaba sendo uma grande preocupação dos empresários do setor.

Existem hábitos e ações que podem causar o aumento no consumo de combustível e muitas vezes os motoristas nem percebem o problema. Mas felizmente existem algumas dicas que podem ser seguidas com o intuito de otimizar o uso dos caminhões e economizar bastante nos abastecimentos das frotas. 

  1. PLANEJE SUA ROTA

Planejamento tem o incrível poder de reduzir o consumo de combustível nos veículos, evitando trafegar em estradas em más condições, com muito trânsito ou mesmo que possuam limitações e não permitam o tráfego pesado.

Com o planejamento da rota é possível buscar alternativas às vias mais movimentadas nos horários de pico, além de permitir organizar o melhor caminho quando existem mais entregas. Tudo isso economiza tempo e combustível.

  1. PESQUISE ANTES DE ESCOLHER OS POSTOS DE ABASTECIMENTO

Você já pensou em selecionar alguns postos de combustível e fazer parcerias, negociando preços e prazos de pagamento, e restringir o abastecimento dos veículos a eles.

Para isso é importante realizar uma pesquisa de mercado e pensar em estratégias para utilizar esse recurso da melhor forma possível, evitando assim ficar vulnerável à variação de preços de combustível.

Busque por estabelecimentos que oferecem descontos para clientes fidelizados, mas atenção para outros fatores como a qualidade e a origem dos combustíveis comercializados.

  1. DIMINUA A RESISTÊNCIA DO AR

A aerodinâmica e o consumo de combustível se confrontam quando o ar entra em contato com o caminhão. Ao se deslocar, o veículo recebe a força do vento em sentido inverso e, quanto maior essa pressão, mais o motor é sobrecarregado, e mais diesel é injetado.

Já existem estudos que identificam a velocidade média ideal que mantém o gasto de combustível proporcional e relativamente baixo. A partir dessa velocidade, o consumo dobra, fazendo o tanque esvaziar mais rapidamente.

Sendo assim, aumentar a velocidade para realizar as entregas mais rápido pode não ser a melhor solução para o seu orçamento. Além de gerar mais riscos de acidentes, o planejamento do tempo estimado para realizar cada entrega deve considerar e permitir que o motorista trafegue dentro da velocidade ideal, que mantém o consumo de combustível mais baixo.  

Faça uma pesquisa sobre a velocidade ideal para cada tipo de veículo utilizado em sua frota e informe aos motoristas, para que eles possam contribuir com a economia de combustível.

  1. RODE A UMA VELOCIDADE CONSTANTE

Tanto a aceleração quanto a frenagem acarretam esforço e desgaste dos componentes do motor e aumentam o consumo de combustível. Sendo assim, a direção econômica é aquela que mantém a mesma rotação — a mesma marcha engatada — por mais tempo.

  1. FAÇA REVISÕES CORRETAMENTE

A manutenção preventiva do caminhão é fundamental para garantir que a performance e integridade dos componentes esteja intacta. As revisões ajudam a evitar quebras, além de assegurar que o veículo esteja o mais próximo possível das características originais de fábrica.

A substituição de filtros, a troca de fluídos e a manutenção do sistema de resfriamento são procedimentos que mantêm o motor em absoluto funcionamento, o que permite uma melhor combustão.

Essas ações contínuas e frequentes fazem com que o consumo de combustível mantenha-se próximo ao definido originalmente pelo fabricante.

  1. NÃO TRANSITE COM EXCESSO DE CARGA

O excesso de carga, além de ocasionar a aplicação de multa, também danifica importantes componentes do caminhão, como o sistema de suspensão e os pneus, acelerando o desgaste e causando quebras. Além disso, a sobrecarga também exige muito do motor, o que aumenta o gasto com diesel.

  1. EVITE UTILIZAR O PONTO-MORTO

Em modelos de veículos mais novos, quando o freio é acionado, a injeção de diesel é bloqueada. Ou seja, é possível manter o veículo engrenado com consumo é zero. Mas, no ponto morto, o motor interpreta que está em marcha lenta e consome muito mais.

Andar em ponto-morto também pode comprometer a caixa de transmissão e danificar a marcha, além de ser um risco maior de acidentes.

  1. INVISTA EM TREINAMENTO

O treinamento e capacitação de motoristas são fundamentais em qualquer empresa que possua frota de veículos. Eles que estarão conduzindo os veículos e devem saber como agir em qualquer situação.

Esse tipo de prática melhora a condução de caminhões e remove velhos hábitos de condução que aumentam o consumo dos veículos.

Profissionais bem-instruídos podem ajudar a economizar até 10% em combustível. Além disso, o ganho é bem maior, pois abrange aspectos como segurança (do próprio condutor e de terceiros) e conservação das máquinas.

E se você quer ter controle sobre o consumo de combustível na sua empresa, conheça as soluções da DXtech. Temos soluções exclusivas para a gestão de líquidos, garantindo economia real e comprovada, resultando em maior competitividade para a empresa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

12 − 11 =

Menu