Conheça as 6 principais qualidades de um gestor de frotas.

A logística vem se tornando cada vez mais estratégica para as empresas. A disponibilidade e o funcionamento adequado das frotas têm papel fundamental para alcançar os resultados desejados.

Nesse contexto o gestor de frotas é quem coordena todo o funcionamento das operações que garantem a disponibilidade e a durabilidade da frota, assim como é responsável pela economia com manutenções, impactando os resultados obtidos pela empresa.

O que faz o gestor de frotas?

O gestor de frotas é o profissional que administra os veículos da empresa, dimensiona a entrega e especifica quais veículos são os mais adequados para atender a demanda.

No dia-a-dia é ele quem analisa, controla e planeja os gastos relativos aos veículos da empresa. As principais atividades são:

  • Gerenciamento de processos de manutenção dos veículos e dos equipamentos;
  • Interação com diversos profissionais envolvidos como mecânicos, motoristas, gerentes, etc;
  • Contato com fornecedores de peças, lubrificantes, combustíveis, etc;
  • Análise e gestão de custos relacionados aos veículos como combustível, manutenções, produtividade, etc;
  • Análise de indicadores de desempenho e decisão sobre medidas de otimização de custos ou melhoria de processos.

 

Como você pode ver, o gestor de frotas desempenha funções muito importantes para a empresa, principalmente o de comandar a equipe logística e gerenciar os custos da empresa relacionados aos veículos.

Com tanta responsabilidade, é fundamental que a pessoa integrante do cargo possua qualificações e qualidades que o tornem um profissional eficiente. Por isso hoje vamos falar sobre as principais qualidades necessárias para um gestor de frotas diferenciado.

  1. Liderança

O gestor de frotas é um líder de equipe e por isso deve dar o exemplo de conduta aos seus liderados. Os demais funcionários devem sentir admiração e respeito pelo trabalho desempenhado e ver nele um ponto de apoio para alcançar os objetivos.

O bom líder cativa seus liderados e dessa forma conquista a eficiência e o empenho nos processos. A liderança eficiente nunca deve ser pautada pelo medo, e sim pelo respeito e admiração.

  2. Organização

Um gestor lida com muitas informações diariamente e precisa ser organizado para não se perder em meios aos papéis, planilhas e relatórios.

A organização também faz de você uma pessoa confiável, já que todos sabem que podem encontrar as informações que desejam na hora que for preciso. E hoje a tecnologia ajuda muito nesse requisito através de sistemas que permitem o registro de tudo e também facilita as consultas. O principal é não se esquecer de registrar tudo.

É importante contar com soluções tecnológicas que auxiliam esse controle, como um sistema de controle de combustível, que monitora os abastecimentos e o uso do combustível. Com os dados gerados é possível identificar mudanças necessárias que otimizem o uso dos veículos para gerar maior economia, por exemplo.

  3. Proatividade

Uma das principais funções do gestor de frotas e lidar com os custos relacionados aos veículos da empresa. Muitas vezes, mesmo que haja um planejamento adequado, podem haver imprevistos que necessitam de alterações e adequações.

Nesse momento a proatividade é uma importante qualidade já que pode ser preciso mudar o rumo dos acontecimentos com ações urgentes para evitar que os problemas cresçam e tomem grandes proporções, prejudicando a empresa.

 4. Estratégia

Estratégia faz parte do dia-a-dia do gestor de frotas e ele precisa ser muito bom nisso. É preciso coordenar diversos veículos, funcionários, operações, etc, para que tudo funcione bem e todas as entregas possam ser realizadas adequadamente.

Para isso é fundamental contar com sistemas que auxiliam o planejamento de rotas, pesquisar fornecedores, e planejar muito bem a manutenção preventiva dos veículos para evitar imprevistos.

5. Foco

Foco é fundamental em um cargo de gestão. É necessário analisar diariamente informações diferentes e é importante manter o foco nas operações para que a margem de lucro seja elevada.

6. Aperfeiçoamento constante

O segredo do líder de sucesso é estar sempre aberto a obter novos conhecimentos e a desenvolver habilidades. A área de logística ainda precisa de profissionais capacitados e esse pode ser o seu diferencial. Quanto mais habilidades práticas você conseguir unir ao conhecimento, mas rápido será o seu crescimento profissional.

 

Agora você já sabe quais são as principais qualidades de um gestor de frotas eficiente.

E se você quiser mais economia para a sua frota de veículos, conheça as soluções exclusivas para o controle de diesel da DX Tech. Conheça nossos serviços e solicite um orçamento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

oito − 3 =

Menu