Como transportar cargas frágeis ou cargas pesadas?

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, o trabalho da logística não se restringe apenas a identificar melhores rotas e cuidar do bom estado e manutenção dos veículos.

A logística envolve a análise, organização, planejamento, execução e controle de todas as atividades relacionadas ao transporte de cargas, que inclui também a movimentação e o armazenamento das mercadorias.

Ela é a responsável por todo o funcionamento do processo, garantindo que os prazos sejam cumpridos e as mercadorias entregues adequadamente.

Para empresas que possuem demandas de entrega e retirada é fundamental organizar o transporte.

A maneira como um produto é acomodado no transporte pode ser decisiva para a chegada segura ao destino. Além disso, o tipo de veículo utilizado também deve ser pensado com cuidado.

As principais dificuldades relacionadas aos tipos de cargas são com as cargas frágeis e também as pesadas. Vamos conhecer agora algumas informações importantes que podem ajudar você a organizá-las melhor e garantir a entrega adequada.

Carga frágil

São cargas que devem ser armazenadas de maneira isolada, com total atenção às condições especiais de empilhamento e ventilação. Além disso, muitas vezes também necessário um cuidado extra com o calor e a umidade. É fundamental estudar bastante as características da mercadoria a ser transportada, assim como saber se existe alguma regulamentação vinculada a esse material.

Muitas vezes o transporte exige que sejam misturados alguns tipos de carga e quando nesse meio existem cargas frágeis é preciso muito cuidado. Coloque as embalagens de produtos frágeis no topo das colunas, certificando-se de que estão bem fixas, para garantir a estabilidade e segurança. Organize-as por ordem de retirada para evitar o excesso de manuseio.

Como em qualquer outro transporte é fundamental respeitar os limites do veículo, evitando a sobrecarga e o excesso de peso. A segurança do transporte deve valer para tudo e todos que participam do processo.

Também é importante garantir que toda a carga esteja distribuída sobre todos os eixos do veículo, podendo ser deixada a parte mais pesada no meio. Esse cuidado evita que o caminhão fique mais pesado de um só lado, ou em um só eixo e ocorra o desabamento de carga na via ou danos estruturais no veículo.

As embalagens utilizadas para armazenar as cargas frágeis precisam ser adequadas às necessidades do produto, sendo normalmente mais rígidas e resistentes. Utilizar caixas em tamanhos semelhantes para produtos de mesmo tamanho também é o ideal para facilitar o empilhamento.

Produtos frágeis também precisam de proteção interna nas caixas e para isso o plástico bolha, papel amassado ou isopor são boas opções. Esses materiais ajudam no preenchimento de espaços vazios e diminuem impactos entre os produtos.

Outra regra importante é relativa à identificação da carga, que deve ser possível à primeira vista. Utilize embalagens com marcações nas caixas, em letras grandes que ofereçam a maior visibilidade possível.

Carga pesada

Cargas mais pesadas exigem que o veículo de transporte seja mais robusto para que suporte o material e o peso a ser transportado. Dependendo do caso é importante contar com modais maiores como aviões e navios cargueiros, mas na maioria dos casos um caminhão de grande porte é o suficiente.

Para definir qual o modal é o ideal para o transporte, é preciso responder a algumas questões importantes, como:

  • Qual é a urgência da entrega? O produto é perecível, tem prazo de validade?
  • O local de entrega é fácil de acesso? Algum modal oferece mais facilidade de chegar ao destino final?
  • O veículo escolhido garante a integridade da carga até seu destino final?

Na maioria das vezes as mercadorias pesadas são peças únicas, com grandes volumes, e que podem precisar de ajustes especiais nos veículos para serem transportadas. Esses ajustes devem ser bem calculados para reduzir as chances de ocorrer avaria ou acidentes de percurso.

E mais uma vez a distribuição do peso adequada é fundamental para evitar problemas nos postos de pesagem em rodovias. Importante ficar atento para verificar se existe alguma necessidade especial ou exigência para o transporte da mercadoria.

Algumas cargas, como aquelas que possuem peso líquido acima de 30 toneladas requerem equipamentos especiais, com cavalos mecânicos reforçados. Existem alguns veículos que são projetados especialmente para auxiliar nessa questão como:

  • Carretas do tipo “lagartixa” que são ideais para cargas altas
  • Carretas extensivas que são ideais para cargas muito compridas
  • Caminhões munk que são compostos com um guindaste acoplado para acondicionar e retirar a carga de dentro de outros veículos.

Agora você já sabe um pouco mais sobre as cargas frágeis e cargas pesadas e sobre os cuidados necessários para esses transportes.

Aproveite e conheça também as soluções da DXtech para o controle e economia de combustível. Garanta a gestão mais econômica e eficiente para a sua empresa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

5 × três =

Menu