
Tanto o condutor quanto o motorista profissional, ao dirigir, estão expostos a diversas situações, dentre elas as fortes chuvas nas estradas. E uma dúvida frequente entre os motoristas e gestores de frotas está relacionada a como ter segurança e reduzir o consumo de combustível na chuva?
O correto, seria não dirigir sob fortes chuvas, porém, nem sempre isso é possível. Tanto o gestor de frotas quanto o motorista precisam estar em atenção nessa situação.
O impacto no consumo de combustível durante chuvas fracas ou garoas é praticamente insignificante, pois o volume da lâmina de água na pista é baixo e gera pouca resistência.
Porém, durante a chuva forte o motor faz mais esforço para rodar, gastando assim mais combustível.
Naturalmente, dirigir na chuva mais forte exige que o condutor mantenha o ar-condicionado, os desembaçadores traseiros, e os limpadores de para-brisa ligados, o que também consome mais combustível.
Outro ponto importante de atenção durante a chuva é a aquaplanagem que é o deslizamento do veículo sobre o acúmulo de água na pista.
Em uma situação como essa não acelere e não tente frear, é necessário manter o veículo em uma velocidade constante, sem rodar a direção.
Aguarde até ganhar estabilidade novamente, para evitar também que o veículo, no caso de ser um caminhão, tenha o conhecido efeito “L”.
Veja algumas medidas que o condutor pode adotar em caso de chuva para aumentar a segurança:
- Diminua a velocidade em caso de chuva na estrada (em média de 10% a 30%);
- Mantenha uma distância de segurança mínima para o veículo da frente;
- Não pise no freio bruscamente;
- Evite rodar com pneus murchos (que aumenta a área de atrito com o asfalto);
- Esteja atento ao dirigir;
- Mantenha o farol baixo ligado;
- Evite ultrapassagens;
- Mantenha a velocidade estável, sem acelerar de uma vez ou frear de uma vez;
- Evite deixar ligado vários aparelhos eletrônicos do veículo;
- No caso de veículos de passeio evite rodar em locais onde a água está mais que meia roda;
- Se a chuva estiver muito forte e você estiver descendo uma serra, procure um lugar seguro para ficar parado até a chuva ficar mais fraca.
É importante salientar ao condutor e ao gestor de frotas sobre a importância da manutenção preventiva nos veículos e da direção defensiva nesses casos, para assim garantir a segurança e o menor consumo possível de combustível nessas situações.
Agora que você já sabe o que fazer para reduzir os riscos e o consumo de combustível nos dias de chuva, aproveite para conhecer nossas soluções em economia de combustível para frotas de veículos. São recursos especialmente desenvolvidos para ajudar a sua empresa a reduzir custos e a aumentar a sua eficiência, gerando maior lucratividade.