Como ter segurança e reduzir o consumo de combustível na chuva?

Tanto o condutor quanto o motorista profissional, ao dirigir, estão expostos a diversas situações, dentre elas as fortes chuvas nas estradas. E uma dúvida frequente entre os motoristas e gestores de frotas está relacionada a como ter segurança e reduzir o consumo de combustível na chuva?

O correto, seria não dirigir sob fortes chuvas, porém, nem sempre isso é possível. Tanto o gestor de frotas quanto o motorista precisam estar em atenção nessa situação.

O impacto no consumo de combustível durante chuvas fracas ou garoas é praticamente insignificante, pois o volume da lâmina de água na pista é baixo e gera pouca resistência.

Porém,  durante a chuva forte o motor faz mais esforço para rodar, gastando assim mais combustível.

Naturalmente, dirigir na chuva mais forte exige que o condutor mantenha o ar-condicionado, os desembaçadores traseiros, e os limpadores de para-brisa ligados, o que também consome mais combustível.

Outro ponto importante de atenção durante a chuva é a aquaplanagem que é o deslizamento do veículo sobre o acúmulo de água na pista.

Em uma situação como essa não acelere e não tente frear, é necessário manter o veículo em uma velocidade constante, sem rodar a direção.

Aguarde até ganhar estabilidade novamente, para evitar também que o veículo, no caso de ser um caminhão, tenha o conhecido efeito “L”.

Veja algumas medidas que o condutor pode adotar em caso de chuva para aumentar a segurança:

  • Diminua a velocidade em caso de chuva na estrada (em média de 10% a 30%);
  • Mantenha uma distância de segurança mínima para o veículo da frente;
  • Não pise no freio bruscamente;
  • Evite rodar com pneus murchos (que aumenta a área de atrito com o asfalto);
  • Esteja atento ao dirigir;
  • Mantenha o farol baixo ligado;
  • Evite ultrapassagens;
  • Mantenha a velocidade estável, sem acelerar de uma vez ou frear de uma vez;
  • Evite deixar ligado vários aparelhos eletrônicos do veículo;
  • No caso de veículos de passeio evite rodar em locais onde a água está mais que meia roda;
  • Se a chuva estiver muito forte e você estiver descendo uma serra, procure um lugar seguro para ficar parado até a chuva ficar mais fraca.

É importante salientar ao condutor e ao gestor de frotas sobre a importância da manutenção preventiva nos veículos e da direção defensiva nesses casos, para assim garantir a segurança e o menor consumo possível de combustível nessas situações.

Agora que você já sabe o que fazer para reduzir os riscos e o consumo de combustível nos dias de chuva, aproveite para conhecer nossas soluções em economia de combustível para frotas de veículos. São recursos especialmente desenvolvidos para ajudar a sua empresa a reduzir custos e a aumentar a sua eficiência, gerando maior lucratividade.

https://dx10.com.br/portfolio/dx-control/  

https://dx10.com.br/portfolio/dx-tank/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

8 + 9 =

Menu