Como reduzir as chances de sofrer assalto com seu veículo

Infelizmente no cenário atual do Brasil não é novidade que os índices de furto e roubo a veículos têm índices assustadores.

Mais de 1 milhão de motoristas tiveram seus veículos roubados ou furtados entre 2016 e 2017, é em média 1 veículo é roubado ou furtado por minuto, essa é a média nacional. Mas se olharmos em determinadas localidades essas ocorrências podem ser diferentes e em alguns casos ainda maiores.

Segundo dados do Fórum Brasileiro de Segurança, o estado de São Paulo é o maior em número de frota e o em seu território ocorrem 1 de cada 3 ocorrências.

A maior taxa de incidência é no estado do Rio de Janeiro, a média é de 916,7 casos de furto ou roubo de veículo para cada grupo de 100 mil habitantes.

Existe ainda uma relação muito perigosa entre roubos de veículos e homicídios, sendo que nos estados em que o número de roubos aumentou, as taxas de homicídio também aumentaram.

Os estados de Espírito Santo, Paraíba e Santa Catarina tem as menores taxas.

Quanto ao furto e roubos de carga no país, esse número cresceu cerca de 80% nos últimos anos, tendo a incidência maior entre a madrugada e o período da manhã. Os estados de São Paulo e Rio de Janeiro concentram cerca de 85% desses números.

Para as empresas que possuem frota essa é uma grande preocupação. O Gestor e o condutor de veículos de passeio precisam ficar atentos e podem tomar algumas medidas de precaução para reduzir os riscos de entrarem para essas estatísticas ou ainda de diminuir os prejuízos para a empresa:

Condutores em Geral

  • Instalar alarme nos veículos

Essa ferramenta tem baixo custo e pode ajudar, algum desses modelos têm também a possibilidade de cortar o combustível ao ser violado, impedindo o furto. Se possível inclua nesse kit os vidros e travas elétricas.

  • Contratar seguro para o veículo

O melhor é prevenir. Se possível coloque o seu(s) veículo(s) na apólice de seguros de uma seguradora. Normalmente o custo que se tem com o pagamento dessa ferramenta é menor do que a perda total do seu veículo, além dessa ferramenta te ajudar em algumas outras situações envolvendo o veículo, como carga de bateria, troca de pneu, reboque, entre outros.

  • Aplicar película escura nos vidros

A aplicação dessa película ajuda a diminuir a visibilidade de quem está dentro do carro e o que tem dentro dele. Existe uma legislação específica sobre a adequação da película (Resolução nº 254/2007 do CONTRAN – Conselho Nacional de Trânsito), que orienta sobre a aplicação de forma a não interferir na dirigibilidade do condutor.

  • Não deixar objetos a vista dentro do carro ou dinheiro

Deixa objetos e dinheiro dentro do veículo, pode ser um chamariz para pessoas mal-intencionadas. Quando for realmente necessário deixar algo no carro, crie o hábito de deixar no porta malas ou no porta luvas. Alguns itens, como celulares e aparelhos eletrônicos, são de rápida venda e o cartão de crédito pode ser utilizado também rapidamente.

  • Atenção em semáforos e regiões perigosas

Nessas situações é necessário ter cuidado, evite os locais com pouca iluminação e locais ermos. Pequenas distrações podem ser chamariz para criminosos, principalmente no período da noite.

  • Não dar muitas informações a terceiros que forem usar ou limpar seu carro

No caso de deixar o seu veículo em estacionamento, lava rápido ou com flanelinhas, não dê muitas informações pessoais ou quanto tempo você vai demorar para retornar. Não podemos generalizar, mas em alguns casos isso pode ser perigoso.

Específico para frotas

  • Buscar rotas mais seguras

Ao fazer a rota que o veículo vai seguir é importante traçar um caminho mais conhecido e seguro possível. Locais com falta de policiamento, falta de iluminação, falta de sinal de telefone e internet são fatores que podem potencializar a chance de um furto ou roubo.

  • Instrução quanto a roubos e furtos aos motoristas

Em uma situação de furto ou roubo é importante frisar ao motorista que não reaja, e tente manter a sua integridade física.

  • Rastreamento veicular

A instalação desse equipamento é muito importante para gestão da frota, principalmente para a segurança do condutor e da mercadoria transportada. O custo dessa ferramenta é um pouco maior, mas esses sistemas informam em tempo real a localização do veículo. Alguns além do rastreamento, pode controlar gasto com combustível, informações de rota, manutenção e informação dos motoristas, chamado telemetria veicular.

  • Personalizar sua frota

Veículos com identificação específica não são os preferidos dos criminosos. Além de não chamar tanto a atenção dos infratores, detalhes no veículo ajudam na localização dos infratores. Sendo assim, personalizar a sua frota de veículos pode ajudar na imagem da sua empresa, dando mais visibilidade, e também pode reduzir as chances de roubo ou furto.

A adoção dessas medidas vai ajuda você e sua empresa a diminuir a possibilidade de furto ou roubo de seu veículo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

um × dois =

Menu