Como identificar os melhores condutores para sua empresa.

Os custos de uma operação de transporte são bem altos e muitos fatores influenciam esses resultados. Um desses fatores é o desempenho dos motoristas, já que condutas indevidas podem aumentar o consumo de combustível, antecipar a necessidade de manutenções nos veículos, gerar multas, além de colocar em risco as operações com a ocorrência de acidentes.

Sendo assim, é importante ter atenção na escolha dos condutores da sua frota de veículos. Além disso, manter um acompanhamento constante sobre a forma de trabalho e oferecer treinamento frequente são atitudes fundamentais.

Felizmente existem algumas dicas que podem ajudar você a identificar os melhores condutores para a sua empresa, e você irá conhecê-las a partir de agora.

  1. Tempo de profissão

Com frequência, motoristas com mais tempo de profissão costuma ser mais prudentes na estrada. Outro ponto favorável é que eles já têm experiência suficiente para reconhecer condutas que gerem maior economia.

Profissionais com muitos anos de profissão também podem ser melhor avaliados em relação à prestação de serviços anteriores, facilitando assim a identificação da sua conduta profissional.

  1. Participação em treinamentos

Treinamentos e cursos de reciclagem são fundamentais nessa profissão, principalmente para aprimorar a direção defensiva e os procedimentos relativos ao bom uso do veículo.

Profissionais que buscam treinamentos e atualizações por contra própria se mostram proativos, além de demonstrar comprometimento, seriedade e profissionalismo.

É importante também verificar se, após a realização dos treinamentos, o profissional está colocando em prática os aprendizados.

  1. Condução econômica

O gasto com combustíveis é um dos principais custos de uma operação de transporte. Se o motorista se preocupa em conduzir o veículo visando a economia de combustível e a melhor utilização do veículo, é um ótimo sinal.

Hoje existem recursos tecnológicos que ajudam a monitorar os gastos com combustíveis e assim identificar quais motoristas estão consumindo mais.

A DXtech, por exemplo, oferece soluções exclusivas para o controle de combustível que podem ajudar sua empresa na identificação dos melhores condutores e redução de gastos.

  1. Baixo índice de reclamações

Os motoristas conduzem os veículos da empresa e estão sendo sempre monitorados, seja pela empresa, seja pelas pessoas em geral nas ruas.

Manter telefones de contato visíveis nos veículos ajuda a controlar essas informações já que as pessoas podem reclamar caso o motorista tenha uma conduta indevida na estrada.

É importante que o gestor de frota esteja atento a essas reclamações e que mantenha um histórico de cada colaborador. Motoristas que apresentam reclamações frequentes de direção perigosa podem prejudicar a reputação da empresa junto aos clientes, fornecedores e à sociedade.

  1. Baixo índice de acidentes

Motoristas que frequentemente se envolvem em acidentes demonstram que, além da falta de perícia na direção, também possuem pouco cuidado com a propriedade e as normas de conduta da empresa.

Mais uma vez esse tipo de comportamento prejudica a imagem da empresa, além de causar grandes prejuízos financeiros.

  1. Baixa recorrência de infrações de trânsito

Cometer muitas infrações de trânsito é o resultado de uma direção imprudente. As multas podem ser repassadas para o condutor, mas o prejuízo de imagem fica restrito à empresa.

Além disso, existe o risco de ter os veículos apreendidos em fiscalizações, comprometendo também as entregas.

Para identificar os melhores condutores para a sua frota de veículo é preciso analisar todos esses fatores. Para isso é fundamental ter total controle da frota e manter as informações armazenadas de maneira organizada para consulta e acompanhamento posterior.

Além disso, após identificados os melhores profissionais, a empresa deve manter uma política de retenção de talentos, incentivando as boas práticas com premiações para os melhores índices e bonificações. Essa prática se mostra mais eficiente do que apenas punir quem age com imprudência.

Seguindo essas dicas sua empresa conseguirá manter em seu quadro de colaboradores apenas os melhores condutores profissionais, o que irá contribuir para o aumento da lucratividade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

16 + cinco =

Menu