
Nessa época do ano os temporais são frequentes e costumam acontecer nos finais de tarde, quando muitas pessoas estão retornando para suas casas. A maioria das cidades não está preparada para o grande volume de água que se acumula das vias urbanas e os alagamentos são inevitáveis.
Os motoristas, muitas vezes sem preparo, acabam sem saber o que fazer e podem tomar decisões erradas, comprometendo a mecânica dos veículos.
Hoje você vai conhecer algumas atitudes recomendadas que você deve tomar quando se vir em situações como essa, ao dirigir em área alagadas.
- Evite regiões propícias aos alagamentos
Todas as cidades têm pontos específicos em que um pouco mais de chuva já compromete o trânsito de pessoas e veículos. Conhecer bem o trajeto a ser realizado no transporte é fundamental e é indicado sempre evitar essas áreas propícias a alagamentos.
Se a sua empresa atende diferentes cidades ou realiza transporte para longas distâncias esse cuidado é ainda mais importante.
Os motoristas também devem ser orientados a ter atenção ao tempo e a identificar perigos de temporais, se antecipando aos problemas com a mudança de rotas, quando necessário.
- Verifique as condições da estrada antes de enfrentar a água
A primeira dica é suficiente para evitar muitos incidentes, mas em alguns casos o motorista pode ser pego de surpresa com uma chuva expressiva e com o nível da água subindo rapidamente, principalmente em grandes cidades em que o trânsito muitas vezes impede a mobilidade.
Nesses casos, é importante avaliar se o nível da água oferece segurança para o veículo. Carros são especialmente mais propensos a terem problemas com as enchentes. Em veículos menores é preciso observar se o nível da água está acima do meio da roda, nesse caso volte imediatamente, busque um local mais alto como uma calçada ou rampa e espere a água abaixar para seguir o caminho.
- Mantenha a aceleração constante
Se a água estiver abaixo do meio da roda e você se sentir confortável em tentar atravessar, é importante ter atenção à forma como você acelera, que deve ser constante e sempre em baixa rotação.
Deixe o motor na média de 2500 RPM, que reduz as chances de a água entrar no motor. Acima dessa rotação a entrada de água é quase certa o que fará o motor parar de funcionar e você terá um grande prejuízo com isso.
Tenha atenção também à estrada, pois nesses momentos é comum que buracos sejam abertos e com a água não é possível perceber. Se possível espere algum outro veículo passar e faça o mesmo caminho.
- Cuidado redobrado com o freio
A eficiência do freio fica comprometida na água. O tempo de resposta dele é maior, o que exige ais atenção. Manter a velocidade reduzida e sempre testar o freio são atitudes de segurança para evitar problemas. Sendo assim, não aumente a velocidade após sair das regiões alagadas, siga com velocidade controlada e muita atenção na estrada.
- Se o motor desligar, deixe
Se, durante a tentativa de sair de uma área alagada, o motor desligar, deixe assim, não tente ligar novamente o veículo. O desligamento do motor significa que entrou em contato com a água e foçar o seu funcionamento causará um estrago maior e aumentará o prejuízo.
Nesses casos, somente um profissional qualificado deve tentar ligar novamente o veículo, após verifica-lo com calma.
Essa dica também vale para veículos que estavam parados e foram inundados por uma enchente ou alagamento. Tentar ligar o veículo para leva-lo à oficina danificará os componentes e a manutenção será mais cara.
Nesses casos em que a água entra no motor o correto é esperar a água abaixar e chamar um reboque para levar o veículo ao mecânico.
- Tenha atenção às notícias e comunicação
Hoje em dia as notícias são transmitidas rapidamente e as redes sociais podem ajudar bastante. Monitorar a previsão do tempo e os acontecimentos das localidades onde sua frota de veículo terá rota é importante para evitar problemas, principalmente na parte da tarde onde as chuvas fortes costumam acontecer.
Agora você já sabe o que fazer em caso de alagamentos e enchentes. Previna-se sempre que possível e oriente os motoristas quanto às atitudes corretas em situações de risco e temporais.