Como diminuir o gasto com combustível?

O combustível certamente é o maior dos custos de uma empresa de transporte. Além disso, o Brasil tem sofrido com os altos preços dos combustíveis, o que torna esse um grande problema no orçamento das empresas. Portanto, ter total controle sobre esse gasto e descobrir como diminuir o gasto com combustível é fundamental para economizar consideravelmente e aumentar a lucratividade da empresa.

A boa notícia é que essa é uma tarefa perfeitamente possível. Com mudanças simples, atenção, e com o uso das ferramentas certas é possível reduzir em até 35% o consumo de combustível da empresa.

Dicas para diminuir o gasto com combustível.

  • Escolha veículos mais econômicos e mais eficientes.

Essa escolha exige muita atenção já que cada modelo possui características próprias e indicações para determinados usos. É importante contar com a ajuda de um consultor caso você mesmo não conheça bem os modelos.

É preciso ter certeza de que o modelo atenderá as necessidades da sua empresa. Alguns modelos são proibidos de rodar em determinadas cidades, o que pode prejudicar a logística de entregas. Trafegar com peso acima do determinado pelo fabricante pode comprometer a estrutura do veículo e aumentar a necessidade de manutenções, aumentando o custo. Portanto essa é uma etapa muito importante.

Para escolher o modelo ideal para a sua empresa considere:

  • O tipo de carga que será transportada
  • Os locais que serão atendidos
  • A quantidade de carga transportada
  • As distâncias a serem percorridas

Hoje os veículos já oferecem diversos recursos que ajudam a otimizar o seu uso, com indicativos de funcionamento.

 

  • Mantenha a revisão do veículo em dia.

O consumo exagerado de combustível está diretamente relacionado a dois aspectos: hábitos indevidos na direção e mecânica desregulada ou deficiente.

Para manter o consumo de combustível em níveis normais é fundamental manter a manutenção do veículo em dia. Na manutenção preventiva são avaliados e trocados itens que frequentemente sofrem maior desgaste e podem causar problemas. Em geral esses itens são filtro de ar, filtro de combustível, velas, alinhamento e balanceamento, correias, etc. A calibragem dos pneus também deve ser realizada semanalmente para evitar que o veículo rode com pneu baixo, o que aumenta o consumo de combustível.

 

  • Tenha direção progressiva e segura.

A direção econômica de um veículo é aquela ritmada, sem acelerações ou freadas bruscas. Dessa forma o desempenho do veículo é melhor.

Respeitar os limites de velocidade também é um fator importante para reduzir o consumo de combustível, que é progressivo. Um veículo dirigido em velocidade de 100km/h consome 20% a mais de combustível do que na velocidade de 80km/h.

A direção preventiva é a melhor maneira de evitar acidentes e de melhorar a performance do veículo, economizando combustível.

 

  • Não estique as marchas.

A rotação do motor do veículo deve ficar entre 1.500 rpm e, no máximo, 2.500 rpm. Acima desse número o motor passa a ser muito exigido o que pode causar maior desgaste nas peças e também aumentar o consumo de combustível.

O ideal é mudar a marcha quando pisar até um terço do pedal de aceleração. Agindo assim não haverá tanta alteração na rotação e o veículo manterá o consumo de combustível normal.

 

  • Utilize plataformas de controle de combustível.

A tecnologia auxilia também a reduzir o consumo de combustível. Utilizando um sistema de controle de combustível o gestor tem acesso a todas as movimentações e informações que envolvem esses custos.

A DX Tech oferece soluções exclusivas para o controle de combustível. Com elas é possível controlar o nível dos reservatórios de armazenamento de combustível, emitindo avisos quando acontecem alterações, e quem tem acesso ao abastecimento. Também oferece o controle de abastecimento dos veículos, garantindo que apenas pessoas autorizadas possam realizar o abastecimento.

Com as informações obtidas pelo sistema de controle de combustível é possível identificar muitas informações sobre as características de cada veículo e da direção dos motoristas.

Aproveite essas dicas e reduza  o consumo de combustível da sua frota de veículos, nós podemos te ajudar nisso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

quatro × cinco =

Menu