Como controlar a quilometragem do veículo corretamente?

Ter um veículo é como ter um filho. Não importa se ela é um carro de passeio ou um caminhão-tanque, sempre será preciso ter cuidados e atenção constante com ele, e dessa vez vamos falar sobre a quilometragem.

Muitas vezes problemas graves começam com pequenos ruídos estranhos que podem ser rapidamente resolvidos se forem identificados precocemente. É parecido com o cuidado que devemos ter com a nossa saúde mesmo.

Para empresas que trabalham com frotas de veículos essa preocupação deve ser constante já que imprevistos costumam gerar grandes prejuízos financeiros. Felizmente é possível reduzir os riscos de sofrer com muitos imprevistos tomando algumas medidas rápidas no dia a dia.

Uma das principais medidas é manter sob controle a quilometragem dos veículos.  Essa verificação deve ser realizada periodicamente e pode ajudar a manter o veículo longe de problemas.

 

Por que fazer o controle da quilometragem?

Quando o veículo é usado para fins comerciais, como é o caso de empresas que possuem frotas de veículos, o controle de quilometragem é um grande aliado, principalmente no controle de custos.

Isso acontece porque dessa forma é possível identificar sinais e programar a manutenção dos veículos com calma e organização, sem comprometer o orçamento da empresa.

A principal função do controle de quilometragem é a de manter as revisões preventivas em dia, como a troca de óleo motor, filtros, fluidos, sistemas de freio, suspensão, entre outros.

Quando não existe um controle e acompanhamento esses sistemas vitais acabam entrando em colapso e obrigam a realização de manutenção corretiva, podendo inclusive causar danos em outros sistemas do veículo que são interligados.

Isso sem falar dos riscos de acidentes que podem ser causados pela falta de manutenção.

 

Rotina de checagem é necessária.

Hoje em dia muitos veículos já são fabricados com computador de bordo que apontam a sua performance e assim torna-se mais fácil a visualização das condições reais. Mas de nada adianta ter essa tecnologia disponível se ela não for utilizada corretamente.

E ainda existem muitos veículos que não possuem esses recursos, mas mesmo assim, podem ser analisados e acompanhados para garantir o seu bom funcionamento.

Em ambos os casos é importante que a empresa mantenha uma rotina de apontamentos e controles gerais que garantirá o cumprimento do calendário de check ups e de outros reparos programados.

Todos os veículos possuem orientações de fábrica que indicam quando os principais componentes precisam ser trocados. Com o acompanhamento da quilometragem de perto é fácil identificar e programar essas trocas.

 

O que pode ser evitado com as manutenções frequentes?

Com o controle da quilometragem e a observação dos prazos corretos para manutenção dos veículos é possível evitar muitos problemas entre eles: o desgaste precoce das peças, a contaminação interna de motor com entupimento do sistema de lubrificação, desgastes internos dos sistemas de transmissão automática, multas e acidentes pela falta de troca de pneus, etc.

O controle de quilometragem também pode contribuir para uma melhor previsão de custos com combustível, por exemplo. Com o acompanhamento correto da quilometragem rodada é possível identificar a média de quilometragem que cada veículo com o litro de combustível e assim prever os custos para viagens programadas.

Você pode unir esse controle de quilometragem com o uso de um sistema de gestão de líquidos e assim ter muito mais previsibilidade de custos com esse elemento, que frequentemente é a maior parte do orçamento de uma empresa de transporte ou logística.

A DXtech oferece as melhores soluções em controle de líquidos para as empresas. Com elas é possível controlar os abastecimentos realizados nos veículos em trânsito, garantindo que o combustível utilizado é de boa qualidade e também que a quantidade paga é a que será inserida no tanque do veículo.

Além desse, também é possível fazer o controle do nível de combustível nos veículos e na reserva da empresa, quando ela possui uma.

Conheça todas as soluções da DXtech e garanta a redução de custos com combustível na sua empresa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

6 + 8 =

Menu