Como atrair e reter mais talentos para sua empresa.

Inserir um profissional ao quadro de colaboradores de uma empresa deveria ser uma ação estritamente estratégica. Mas, infelizmente, a realidade do mercado de trabalho brasileiro é diferente e, muitas vezes, por falta de tempo e experiência em recrutamento, as empresas acabam errando na seleção de colaboradores.

A contratação de colaboradores que não se enquadram na qualificação ideal e também na sintonia da empresa, certamente gera prejuízos financeiros, operacionais e de tempo. Com a alta rotatividade é necessário explicar várias vezes o mesmo processo.

Atrair e reter talentos são metas para algumas empresas, já que eles multiplicam as chances de sucesso em qualquer negócio. Mas esse é um objetivo difícil de ser alcançado.

Pensando nisso, hoje vamos dar algumas dicas que podem ajudar a sua empresa a conquistar colaboradores talentosos e engajados com a empresa e como mantê-los fieis por muitos anos.

Invista na imagem interna da empresa

Da mesma forma que o marketing ajuda empresas a conseguir novos clientes, ações voltadas para o público interno também aumenta a possibilidade de reter e atrair pessoas talentosas.

O endomarketing, que tem o objetivo de promover a imagem da instituição com foco nos colaboradores, é muito utilizado hoje em dia por grandes empresas para aumentar o relacionamento com os melhores profissionais do mercado.

Ofereça a possibilidade de crescimento

Profissionais talentosos têm consciência da sua importância e estão sempre em busca de crescimento profissional. Se a empresa não oferece isso, eles buscam fora dela.

Sendo assim, é importante investir em estratégias de carreira para a equipe e estar aberto a novas possibilidades, incentivando a inovação com ideias dos colaboradores.

Aprenda a dar feedback e a recompensar contribuições

Pessoas talentosas entendem que o feedback recebido visa o reconhecimento e a atenção ao seu trabalho na empresa. O feedback pode ser positivo ou negativo, mas sempre deve buscar o aprimoramento profissional.

E quando o trabalho tiver destaque, é importante recompensar o profissional. Use a criatividade para encontrar formas de recompensa que tenham baixo custo.

Ofereça benefícios reais

Hoje é difícil encontrar uma empresa que tenha condições de oferecer salários muito acima da média para alguns profissionais. Em geral os salários de cargos específicos são bastante semelhantes nas empresas.

Por isso, para boa parte dos profissionais, o que faz definir a escolha por uma ou outra empresa são os benefícios. Eles contribuem para a retenção de talentos e os deixa mais felizes.

Entre os inúmeros benefícios possíveis, alguns funcionam como remuneração indireta como o cartão alimentação, cartão refeição, auxílio creche, etc. Mas incentivo a capacitação profissional,  cuidados com a saúde, participação nos lucros, dias de folga e até carros a disposição também podem se tornam grandes diferenciais.

Ter um veículo a disposição é considerado por executivos um de seus benefícios mais valorizados. Assim, esse benefício se torna um grande diferencial na hora de negociar com potenciais candidatos a uma vaga na empresa.

Para disponibilizar este benefício, normalmente as empresas definem as chamadas grades de veículos. Estas grades são relacionadas aos níveis hierárquicos dos colaboradores que terão o benefício. Eles, então escolhem um dos modelos de sua grade, normalmente entre 2 a 3 modelos por grade.

A grande vantagem é que se a empresa fosse dar o mesmo valor do veículo para os executivos como bônus, teriam fortes encargos a serem considerados, além de riscos trabalhistas de terem o valor bonificado ser considerado como salário.

Existem formas diferentes de disponibilizar este benefício e a recomendação é sempre contar com um parceiro com know-how deste setor para cuidar de todo o processo e atividades da gestão de frota. A empresa só pagará pelo valor do veículo no período em que estiver sendo utilizado. O valor de revenda no final do contrato, por exemplo, é considerado para redução da conta das parcelas.

Vale ainda ressaltar que o veículo é, ainda, visto como status social e afirmação para as pessoas, o que pode fazer com que os executivos se fidelizem ainda mais a empresa.

Agora que você já sabe como atrair e reter talentos para a sua empresa, aproveite também para conhecer as soluções da DXtech de controle de líquidos para frotas de veículos.

Nós podemos ajudar a sua empresa a controlar e reduzir custos importante, aumentando assim sua lucratividade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

cinco × 3 =

Menu