Características procuradas pelas organizações no perfil de um profissional

A concorrência cada vez mais acirrada, produtos cada vez mais avançados, maior otimização dos processos produtivos.

Atualmente uma empresa é pressionada por todos os lados para que dê cada vez mais lucro, e o mercado passou a cobrar ainda mais que o profissional tenha qualidade e eficiência em seus trabalhos.

Ele não pode apenas fazer o seu trabalho e ir embora, sem se envolver com a empresa e seus projetos.

O colaborador é peça fundamental para o sucesso da empresa, seu capital intelectual agrega diretamente a organização e seu processos, e nos dias atuais o mercado procura algumas características chave no perfil de seus colaboradores.

Todos querem trabalhar em uma excelente empresa, bem quista no mercado e que valorize o profissional, porém, um dos fatores que fazem a organização crescer e se posicionar bem no mercado são os seus colaboradores, o chamado capital humano. Algumas habilidades podem ser desenvolvidas facilmente, outras exigem empenho e esforço, mas todas podem ser aprendidas.

Vejamos abaixo algumas das características mais procuradas pelas organizações no perfil de um profissional:

  • Comunicação e Negociação

É necessário saber se comunicar de forma escrita e verbal de maneira simples e objetiva, para que o receptor entenda a sua mensagem. A negociação acaba sendo uma ferramenta para persuadir e resolver situações de forma imediata.

  • Comprometimento

Ter um colaborador engajado, esforçado, comprometido com a empresa e que realiza o que se propôs a fazer é um verdadeiro achado para as organizações.

  • Foco

Essa é uma característica bastante procurada no mercado, pois significa que você consegue ter uma visão do objetivo de forma bem definida, é um indivíduo organizado e tem persistência para atingir as metas da empresa.

  • Formação

Não menos importante, a formação é o básico. Conhecer as ferramentas que podem ser utilizadas para trazer praticidade e melhores resultados para o seu

trabalho. Além disso, cursos de atualização na área fazem com que o profissional esteja atualizado com o mercado e trazem a empresa essas informações.

  • Iniciativa e vontade de aprender

Esses dois são fatores de sucesso para um indivíduo, estar disposto a empreender, aprender e dar continuidade a ação. Não espera o problema acontecer, ele faz o processo e caso não saiba algo, se dedica a resolver a situação e aprender uma nova forma de realizá-lo.

  • Humildade e Honestidade

Não, o mundo não é dos espertos. A humildade e a honestidade em qualquer organização são características básicas para o perfil dos colaboradores. É necessário ter humildade para admitir erros e receber críticas.

  • Trabalho em equipe

Saber trabalhar em equipe é primordial hoje em dia. Ninguém faz nada sozinho, e é necessário ter consciência do valor da contribuição do outro, isso faz toda diferença na construção dos resultados da empresa.

  • Educação

Não deveria ser considerado uma característica vista como diferencial, o correto deveria ser essa como regra, não exceção, porém a educação é fundamental para o convívio em comunidade, principalmente em uma organização.

  • Inteligência Emocional

Essa é uma capacidade de administrar e canalizar a suas emoções em situações de crise, pressão ou conflito, usando-as a seu favor para chegar a um resultado mais benéfico, sendo um grande trunfo profissional, contribuindo muito para a adaptabilidade dentro da empresa.

O profissional dos dias atuais não pode se contentar com pouco ou querer ter só o conhecimento que a faculdade ofereceu, é necessário saber se reinventar e aprender sempre mais!  

Por diversas vezes reclamamos da falta de oportunidade no mercado, mas em determinadas ocasiões não contribuímos da maneira correta para o êxito profissional.

2 Comentários. Deixe novo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

dois × 3 =

Menu