Armazenamento em nuvem: por que adotar na minha empresa?

O armazenamento em nuvem traz diversos benefícios para as empresas e proporciona mais segurança e acessibilidade aos negócios.

A gestão empresarial costuma apresentar muitos desafios no dia a dia como a administração de recursos financeiros, estoque, questões fiscais e tributárias, gestão de pessoas e muitas outras. Com tantas atribuições é preciso contar com toda a ajuda tecnológica possível para facilitar o dia a dia.

Por que implementar sistemas com tecnologia de armazenamento em nuvem?

Com tantos ataques de hackers e sequestro de informações, se torna cada vez mais importante utilizar recursos tecnológicos que protejam os dados e mantenham as informações em segurança sempre, garantindo que apenas as pessoas autorizadas tenham acesso.

As pequenas e médias empresas, principalmente, sofrem com esse desafio, mas a tecnologia de armazenamento em nuvem oferece soluções práticas que auxiliam a manter as informações seguras e facilmente acessíveis.

Além disso, utilizar softwares que utilizam a tecnologia de armazenamento em nuvem permite que a empresa otimize investimentos e concentre seus recursos na eficiência do negócio.

O que é armazenamento em nuvem?

Certamente você já utilizou alguns recursos de armazenamento em nuvem, mas talvez nem saiba, como e-mail, arquivos virtuais e tantas outras facilidades do dia a dia.

O armazenamento em nuvem empresarial acontece através da contratação de um serviço que tem suas funções armazenadas em nuvem, ou seja, em servidores externos que funcionam em rede, através da internet.

Quais os benefícios do armazenamento em nuvem para as empresas

  • Redução de custos

A maioria das empresas que ainda utilizam sistemas de armazenamento locais possui um alto custo com a infraestrutura, instalações e manutenções constantes. Com a migração para um sistema de armazenamento em nuvem esses custos são substituídos pela assinatura mensal de um servidor online, que são bem mais acessíveis.

Outro fator importante é a escalabilidade desse tipo de solução, que permite o acompanhamento do crescimento da empresa, aumentando também a capacidade de armazenamento e processamento sem grandes dificuldades.

  • Otimização de processos

Com a redução de custos e a maior previsibilidade e controle é possível melhorar os processos. Esse é um importante benefício para pequenas e médias empresas.

A mobilidade oferecida pelo armazenamento em nuvem também facilita o dia a dia dos usuários, permitindo que esses acessem as soluções em qualquer dispositivo eletrônico com acesso à internet.

  • Proporciona mais segurança para as informações

Algumas informações da empresa precisam ser mantidas em sigilo por se tratarem de dados estratégicos. Outras, apesar de não sigilosas, são importantes e precisam ser armazenadas por um longo período de tempo por exigências administrativas.

Com a contratação de um serviço de armazenamento em nuvem, as informações da empresa passam por backups diários que garantem a atualização constante de todos os dados e os mantêm seguros em servidores online, estrategicamente localizados em diferentes lugares do mundo, que utilizam recursos de segurança de última geração.

Isso garante que as informações estejam imunes da invasão de hackers e também que tudo se manterá a salvo no caso de incidentes locais, como um incêndio, ou uma tentativa de roubo na empresa.

Quais recursos podem ser utilizados na empresa

A tecnologia de armazenamento em nuvem pode ser utilizada em diversos setores e facilitam a comunicação, a busca de informações, a gestão de custos e recursos, etc.

  • Comunicação

Essa certamente foi uma das áreas com maiores benefícios já que hoje o compartilhamento de dados, arquivos e até mesmo mensagens se tornou algo simples e extremamente rápido.

Diversos sistemas de reunião online estão disponíveis, muitos deles gratuitos, que permitem video conferências, com envio de arquivos e a participação de muitos colaboradores, além da gravação de tudo o que for tratado.

  • Gestão empresarial

Uma empresa possui muitas informações e dados importantes que são alimentados todos os dias e que precisam ser registrados adequadamente para garantir que a análise da empresa seja feita de forma correta.

As planilhas e cadernos não são práticos, já que na hora de reunir todos os dados, pode haver erros ou a perda de informações. Mas com o uso de um sistema de gestão empresarial online, todas as informações são registradas uma única vez e são distribuídas para os setores responsáveis.

Além disso, o módulo específico emite os relatórios em tempo real e permite a análise completa da empresa, ajudando a tomada de decisões importantes.

  • Controle de custos

Uma empresa que possui frota de veículos, os custos com combustível e manutenção dos veículos costumam ser um grande problema no orçamento. Manter o controle desses recursos e serviços sem um sistema que acompanhe e registre adequadamente todas as movimentações pode ser bastante complicado, dando abertura para fraudes e gastos desnecessários.

Utilizar sistemas que automatizam o acompanhamento dos gastos e otimizam a utilização dos veículos pode contribuir bastante com o controle de custos da empresa.

Agora que você já conhece os benefícios do uso de sistemas com armazenamento em nuvem, aproveite também para conhecer as soluções da DXtech para o controle de líquidos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

doze + 7 =

Menu