A terceirização não exclui a função do Gestor de Frotas.

Muitas áreas do mercado demandam um transporte sempre disponível, seja para carga ou para pessoas.

Porém, nem todas essas empresas possuem a quantidade de veículos necessária para atender essa demanda como parte de seu core business, não havendo, portanto, expertise e recursos necessários para a gestão adequada.

Nesses casos, a melhor opção possível para essas empresas é possível optar pela terceirização.

A terceirização de frotas é um movimento que está se consolidando no mercado graças a suas vantagens financeiras, operacionais e de ganho de eficiência para organizações que utilizam veículos no seu dia a dia. Hoje, das 100 maiores organizações do país, cerca de 70% já adotam esse modelo para otimizar sua gestão de veículos.

E a terceirização vem ganhando também mais força junto às médias e pequenas organizações. Isso porque os atrativos da terceirização não só incluem economia, mas também favorecem o foco na atividade principal de cada negócio.

Desse modo, as equipes se tornam mais livres para se dedicarem ao que realmente importa dentro dos ambientes corporativos.

Mas essa escolha pode deixar uma dúvida importante e questionar qual é o papel do gestor de frotas nas empresas que recorrem ao modelo de frota terceirizada?

Infelizmente, muitas empresas chegam a reavaliar a necessidade deste importante cargo nas suas estruturas internas, o que é um erro. Acreditam que, tendo uma empresa terceirizada para lidar com os veículos, não é mais necessário ter alguém interno para coordenar esta parte.

Porém, a terceirização não diminui a importância do gestor de frotas: ele apenas passa pela evolução do seu papel na empresa, saindo de uma atividade estritamente burocrática e operacional para atuar de maneira mais estratégica.

O trabalho burocrático da locadora de frotas

Um dos motivos para buscar a terceirização de frotas é a quantidade processos burocráticos relacionados a cada um dos veículos que atende à empresa.

Quando o negócio principal da empresa não envolve diretamente o transporte, provavelmente não há uma equipe com toda a experiência necessária para se dedicar a essas tarefas.

Isso pode ocasionar atrasos e custos extras devido a erros de preenchimento e pequenos descuidos, que podem causar pequenos prejuízos não toleráveis quando se fala em um faturamento de larga escala.

Uma terceirizadora de frotas, por ter o foco nessas tarefas, realiza o trabalho burocrático muito mais rápido e com mais eficiência. E, apesar de parecer um gasto a mais, a terceirização de frotas libera todo o tempo dedicado ao trabalho operacional para realizar atividades mais rentáveis e estratégicas.

O papel necessário do gestor de frotas

É muito comum que o gestor de frotas não seja um profissional com formação específica para a função, infelizmente. Geralmente é alguém que foi transferido de outra área, ou que aprendeu na prática como tudo funciona, passando a maior parte do tempo cuidando da burocracia.

Nesses casos, a função do gestor pode até se tornar irrelevante, já que a empresa terceirizada fará todo o trabalho burocrático. Mas quando o gestor de frotas assume o seu real papel dentro da empresa, que vai muito além de questões burocráticas, é possível perceber facilmente que a função tem participação estratégica fundamental para o sucesso da empresa.

As ações estratégicas do gestor de frotas

O gestor de frotas tem funções essenciais para a empresa, mesmo com uma terceirizada cuidando da maior parte operacional. A diferença agora será o seu foco. Antes, era necessário passar horas organizando documentos de seguro, despesas com combustível e outros.

Agora, a responsabilidade do gestor de frotas é totalmente voltada para funções estratégicas, como trazer mais eficiência no uso dos veículos, garantir a segurança dos colaboradores e exercer um importante papel de liderança da equipe.

O gestor de frotas também tem como missão buscar formas de economizar na operação dos veículos de sua frota, fazendo com que este importante recurso alcance o máximo da sua produtividade, atendendo a todas as demandas de mobilidade para as quais está designada.

Agora você já sabe que a terceirização dos veículos corporativos não diminui a necessidade de um dedicado e qualificado gestor de frotas dentro da empresa.

Aproveite e descubra também as soluções da DXtech para o controle e gestão de líquidos para a sua empresa. Encontre soluções ideais para gerar a economia que a sua empresa precisa para lucrar mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

4 × 4 =

Menu