A importância da saúde e segurança do trabalho para os motoristas

A Segurança no trabalho em qualquer função está se tornando um fator muito importante nas organizações.

Criar essa cultura de segurança vai afetar positivamente a produtividade, o clima organizacional e o processo das operações, podendo também reduzir custos com saúde ocupacional e possíveis sinistro da frota.
Dependendo a atividade da empresa esses planos de segurança do trabalho PCMSO (Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional) são obrigatórios de acordo com o Ministério do Trabalho.

Com motoristas isso torna-se primordial, pois é necessário zelar pela integridade física desses profissionais que passam várias horas na mesma posição, com ações repetitivas, podem fazer o uso de medicamentos proibidos ou os chamados rebites (que influenciam diretamente a capacidade de dirigir), para concluir as longas horas de trabalho nas rodovias a fim de concluir as operações logísticas.

Tendo esse cenário, esse profissional precisa de uma atenção especial.
O gestor de frotas, juntamente com o RH, precisa criar planos de Saúde e Segurança no Trabalho para evitar possíveis problemas.

Veja a seguir algumas práticas de baixo custo para começar a implantar a cultura de segurança no trabalho para os motoristas.

Estabelecer procedimentos de segurança nas operações;
A criação de ginástica laboral para esses profissionais,
Cuidado com a ergonomia do caminhão para adaptar a cada motorista;
Reciclagem referente ao código de trânsito;
Higienização do ar condicionado do veículo;
Utilização obrigatória de EPI (equipamento de Proteção Individual);
Ter máquinas, equipamentos e veículos de boa procedência;
Fazer campanhas de conscientização quanto à segurança e saúde no trabalho.
Ao realizar mais de 3 horas de direção para ao menos 15 minutos para se alongar e se hidratar.

É muito importante que o gestor de frotas cultive em sua equipe a prática dessas ações e tendo a necessidade crie projetos mais elaborados nessa área.
Essa é uma ferramenta estratégica que certamente trará um ganho a sua empresa tanto financeiro quanto de processos e qualidade de vida da equipe.

Agora que você já conhece um pouco mais sobre segurança no trabalho para motoristas, aproveite para conhecer também nossas soluções em economia de combustível para frotas de veículos.
São recursos especialmente desenvolvidos para ajudar a sua empresa a reduzir custos e a aumentar a sua eficiência, gerando maior lucratividade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

cinco × 3 =

Menu