A importância da gestão de custos para as empresas

O principal objetivo da maioria das empresas é obter lucro e para isso são criadas diversas estratégias, pesquisas e ações que possam gerar esse resultado.

Existem vários recursos que podem ser utilizados para aumentar as vendas de serviços, mas podemos dizer que, se a empresa não tiver uma gestão de custos eficiente, provavelmente, mais cedo ou mais tarde, terá problemas.

Quando os custos de uma empresa são altos e, principalmente, se eles estiverem diretamente relacionados à fabricação de algum produto ou ao fornecimento de serviços, como é o caso de empresas que possuem frotas de veículos, mesmo que a empresa venda muito, pode não conseguir um retorno suficiente. Terá baixo lucro.

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, o segredo do aumento da rentabilidade de uma empresa está no gerenciamento de custos e não no aumento das vendas apenas.

O que é gestão de custos?

Todos os investimentos que uma empresa precisa fazer para que sua atividade seja realizada é considerado custo. Estão incluídos a matéria-prima, a mão de obra, equipamentos e tudo mais que for necessário para o funcionamento da empresa. Muitos desses custos estão diretamente ligados ao trabalho, ou seja, se aumentar o trabalho, aumentam os custos.

A empresa precisa conhecer detalhadamente cada um desses custos e inseri-los em uma planilha orçamentária para formar o preço do produto ou serviço oferecido. Essa é a maneira correta de estabelecer os preços.

Agindo dessa forma você consegue definir os custos individuais de cada produto e cobrar o preço justo, considerando os gastos e a margem de lucro necessária para a manutenção do negócio.

Essa é uma excelente maneira também de identificar as possibilidades de descontos que podem ser dadas para clientes que contratarem serviços em maior quantidade, ou que sejam de interesse da empresa.

Como fazer a gestão de custos na empresa

O objetivo da gestão de custos é aumentar a lucratividade da empresa. Para fazer isso algumas etapas precisam ser seguidas.

  • Conheça seu próprio negócio: conheça o perfil dos clientes e todas as etapas de trabalho da sua empresa;
  • Faça uma análise sobre sua empresa e identifique oportunidades e necessidades de melhoria;
  • Inicie o controle dos custos identificados e busque por soluções que possam reduzir alguns desses custos ou mesmo eliminar, sem perder a qualidade;
  • Refaça as contas e verifique se os preços praticados estão corretos: lembre-se de que preço baixo demais não pagará todos os custos e preço alto demais poderá espantar clientes;
  • Esteja sempre atento às oportunidades de reduzir ainda mais os custos da sua empresa. Renegocie com fornecedores preços e prazos para aumentar sua lucratividade;

No caso de empresas que possuem frotas de veículos os custos com manutenção e combustível costumam ser os grandes vilões dos orçamentos.

É importante encontrar formas de controlar e reduzir esses gastos para que o lucro de cada serviço prestado não seja comprometido, e o valor possa ser revertido para novos negócios.

O gestor de frotas precisa considerar esses elementos e buscar alternativas eficientes de controle de custos, que normalmente passam pela utilização de ferramentas e recursos tecnológicos específicos para essa finalidade.

Utilizar um sistema de controle de líquidos, por exemplo, contribui para essa economia.

Com organização e acompanhamento constante sobre os custos da empresa será mais fácil alcançar a lucratividade desejada. Sua empresa aumentará o lucro individual de cada venda e aí sim, o aumento das vendas irá gerar o aumento nos resultados da empresa, proporcionando um crescimento sustentável ao longo do tempo.

Conheça as soluções exclusivas da DXtech para controle de líquidos: DX CONTROL, desenvolvido para controlar, de maneira eficiente e precisa, os abastecimentos de cada veículo que compõe a frota da sua empresa, e o DX TANK, desenvolvido para monitorar e gerenciar o estoque de líquidos armazenados em tanques.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

dezessete − sete =

Menu