7 benefícios da automação de processos para o seu negócio.

A competitividade está cada vez mais presente na vida das empresas e os gestores sempre buscam formas de reduzir os custos e aumentar a produtividade, a fórmula secreta do aumento dos lucros.

O que muitas empresas ainda não perceberam é que a solução para essa equação difícil de ser resolvida está na automação de processos, que permite que a empresa faça mais, em menos tempo, com custos menores e com uma qualidade ainda melhor.

A automação de processos já está disponível para diversos setores de uma empresa e pode ajudar o seu negócio de várias formas. Vamos saber um pouco mais a partir de agora.

A importância da automação de processos

A automação de processos significa a racionalização e otimização das atividades que geram os resultados de uma organização. Seu principal objetivo é “enxugar” a produção: reduzir o trabalho e o tempo de execução, substituindo tarefas manuais por aplicações de software.

Uma das partes importantes da automação de processos é a substituição de atividades manuais e repetitivas pelo uso de softwares específicos. Com essa troca, as informações usadas pelo sistema ficam disponíveis os colaboradores responsáveis na empresa, facilitando seu acesso e utilização.

Quando é implementada corretamente, a automação de processos garante os seguintes resultados:

  • Agilidade na produção, que garante a satisfação do cliente. Além disso, permite que a empresa conquiste mais contratos que também podem ser executados nesse tempo reduzido;
  • Redução na incidência de erros. Processos padronizados diminuem a possibilidade de erros e a automação permite o compartilhamento das informações automaticamente;
  • Redução de custos. Quando os processos repetitivos são automatizados seus colaboradores passam a ter mais tempo livre para realizar outras atividades que geram mais vantagens, além de reduzir as horas extras e os problemas de saúde;
  • Aumento do lucro. Com o aumento da agilidade nos processos, a redução de custos e a possibilidades de fechar mais contratos, no mesmo período de tempo, os lucros aumentam de maneira sustentável e permanente;
  • Aumenta a competitividade da empresa. Quando o negócio consegue reduzir os custos e aumentar a lucratividade, pode negociar melhor com os clientes e fornecedores, obtendo melhores vantagens no mercado;
  • Permite a transparência na gestão. Como as informações ficam disponíveis em uma plataforma, de maneira organizada, fica mais fácil visualizar a empresa como um todo, permitindo uma visão mais abrangente e contribuindo para a conquista dos resultados desejados.
  • Permite novos investimentos. Com a redução de custos e, consequentemente, o aumento do lucro, é possível realizar investimentos em ações que proporcionem o crescimento ainda maior da empresa.
  • Garante compliance. Modelos de governança empresarial conectam as expectativas administrativas à realidade do cotidiano das corporações. E sem um planejamento para implementar essas medidas, fica cada vez mais difícil de alcançar os resultados esperados. Com a automação dos processos de compra, tudo o que está sendo feito passa a estar em conformidade com as normas estabelecidas. Toda ação realizada dentro de uma plataforma eletrônica fica registrada para consulta posterior em um histórico, que também poderá ser usado em futuras auditorias.

A automação de processos alia a tecnologia da informação e gerenciamento de negócios, com a finalidade de otimizar os resultados da empresa e contribuir para ela alcance seus objetivos globais.

Um exemplo de automação de processos no caso de empresas que trabalham com frotas de veículos é o uso de software de controle de líquidos, que permite o gerenciamento dos abastecimentos realizados em seus veículos e ajuda a melhorar a gestão e a reduzir os custos.

Um software como o DX Control, por exemplo, controla, de maneira eficiente e precisa, os abastecimentos de cada veículo que compõe a frota de uma empresa.

As informações geradas pelo software são enviadas para um sistema em nuvem, possibilitando ao gestor da empresa acesso aos valiosos dados gerados pelo equipamento, via internet, em tempo real.

Os equipamentos possuem um GPS (sistema de localização por satélite), indicando a localização exata dos veículos no momento em que são abastecidos, garantindo que a operação seja efetuada apenas por pessoas e veículos pré-autorizados, resultando em maior segurança e controle ao seu negócio.

Através do sistema também é possível gerar relatórios e gráficos gerenciais com informações detalhadas de consumo total e individual da frota, estatísticas, distorções e muito mais.

Conheça essa e outras soluções exclusivas para gestão de líquidos da DXtech, que garantem economia real e comprovada, resultando em maior competitividade para sua empresa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

10 + três =

Menu