5 tendências que tornarão sua frota mais eficiente.

A competitividade no mercado de transporte anda acirrada e a tecnologia é a solução para aumentar a eficiência operacional das empresas.

Em países da Europa e nos Estados Unidos os sistemas de rastreamento, monitoramento e coleta de dados já fazem parte do cotidiano das empresas, mas no Brasil esse número ainda é pouco significativo.

Estudos indicam que apenas 8% da frota de veículos de transporte e carga no Brasil já contam com sistemas inteligentes de gestão de frotas. Mas, felizmente, muitas empresas já perceberam essa necessidade e existe uma estimativa de que nos próximos anos aconteça um crescimento exponencial no setor de tecnologia para transportes.

Benefícios da tecnologia no transporte.

As principais vantagens estão relacionadas à redução de custos, controle de riscos e melhorias de desempenho dos veículos.

Nesse segmento os custos com manutenção dos veículos e abastecimento costumam ser bem altos e muitas vezes variáveis, e os gestores estão sempre buscando formas de ter previsibilidade e controle para reduzi-los o máximo possível, sem perder qualidade na prestação dos serviços.

Sendo assim, vamos conhecer algumas das principais tendências que a tecnologia proporciona para as empresas de transporte que tornam a gestão mais eficiente.

  • Sensores de pneus

Nas empresas de transporte a qualidade dos pneus possui grande importância já que eles são responsáveis tanto pela segurança dos veículos e motoristas, como também pelo custo maior ou menor com combustível e manutenção do veículo.

Esses sensores, que ficam acoplados à roda, próximo à válvula, colhem dados e os transmitem para uma central de controle. Essas informações permitem que o gestor acompanhe o desempenho dos pneus de toda a frota, avaliando pressão, taxa de rotação e temperatura dos pneus.

O principal benefício é poder avaliar o funcionamento dos pneus e verificar se eles estão dentro dos parâmetros adequados, reduzindo assim as chances de ocorrer imprevistos que coloquem em risco a segurança do motorista e da carga.

  • Telemática e telemetria integrada

Monitorar a condução do veículo e também poder localizá-lo em qualquer lugar são benefícios proporcionados pela telemática e telemetria. Com elas é possível monitorar excesso de velocidade, mudanças bruscas como freadas ou acelerações, desvios de rotas, entre outras alterações no trajeto.

Além disso, a maioria dos softwares oferecem também, soluções para diagnóstico mecânico, análise logística e rastreamento de carga, que ajudam a planejar a gestão eficiente das frotas.

  • Big Data

De nada adianta ter acesso a uma infinidade de dados sobre o veículo e as condições da estrada, por exemplo, e não utilizá-los para benefício da empresa.Utilizar softwares de Big Data, que conseguem cruzar informações, pode contribuir muito com a gestão na hora de identificar alterações no consumo de combustível, condições de trânsito, variações climáticas, etc. 

A análise de dados torna a gestão das frotas mais eficiente, otimizando a tomada de decisões importantes para o negócio.

  • Tecnologia de segurança

 Aviso preventivo de derrapagens, manutenção preditiva e travagem automática são algumas das muitas tecnologias que chegam para aumentar a segurança da frota.

Os sistemas de conectividade IoT (Internet das Coisas) também prometem revolucionar a segurança dos transportes, permitindo conectar as cargas à internet e assim conseguir rastrear roubos ou mesmo violações.

  • Controle de Combustível

Com os constantes aumentos nos preços dos combustíveis e também o grande impacto desse fator nos custos das empresas de transporte, contar com uma tecnologia que ajuda a controlar o gasto e também evitar os roubos ou fraudes é fundamental.

Os softwares de controle de combustível monitoram os veículos no momento em que são abastecidos, garantindo assim que a operação seja efetuada apenas pode pessoas e veículos previamente autorizados.

Também é possível gerar relatórios e gráficos gerenciais com informações detalhadas do consumo de cada veículo, facilitando a análise dos dados.

Quem possui tanques para armazenamento de combustível também podem contar com essa tecnologia, que contribui para a identificação previa de situações como necessidade de reposição, variações de volume e segurança. Dessa forma é possível garantir que haverá suprimento necessário e é possível programar os custos.

Pensando nisso a DXtech possui alguns módulos de sistema de controle de combustíveis para ajudar a sua empresa e a sua frota nessa importante gestão.

Agora você já conhece as principais tendências tecnológicas para o setor de transportes. Invista nessas inovações e veja os resultados aparecerem na sua empresa. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

1 × dois =

Menu